De entrada livre a exposição ‘Dear India’, que cruza as perceções e emoções vivenciadas numa recente viagem ao país pelos artistas Carolina Piteira (pintura), HumanEyes (documentário) e Roberto Zambino (fotografia), está patente desde ontem no número 134 da Rua da Conceição, em Lisboa. A par da exposição os três artistas lançam também o livro ‘Dear India’, cujo lucro total das vendas reverterá inteiramente a favor da organização sem fins lucrativos Pratham InfoTech Foundation.
Com ‘Dear India’ Carolina Piteira, Guilherme Melo Ribeiro e Roberto Zampino propõem-se trazer à capital portuguesa três olhares e três interpretações distintas mas igualmente complementares das paisagens, vivências e cultura indianas, manifestadas através da expressão que caracteriza a arte de cada um.
O resultado pode ser visto já a partir deste domingo na exposição ‘Dear India’ ou guardado em casa, se optar por comprar o livro com o mesmo nome e que em 170 páginas reúne grande parte do trabalho dos três artistas.
Este livro solidário estará à venda na exposição e posteriormente também online, por 25€, conta com textos da antropóloga Rosa Maria Perez e é prefaciado por K. Nandini Singla, embaixadora da índia em Portugal.
Porque Carolina, Guilherme e Roberto acreditam que ter acesso à internet é hoje ter o mundo nas mãos, escolheram apoiar com os lucros da venda do livro a Fundação Pratham InfoTech. Afiliada da Pratham, esta organização sem fins lucrativos atua na Índia, junto das comunidades mais desfavorecidas, com o objetivo de reduzir o fosso digital, facilitar a adoção de tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação e equipar crianças e jovens desfavorecidos com as competências e ferramentas que a atual economia global exige.
‘Dear India’ em Lisboa até 3 de Junho
A exposição ‘Dear India’, bem como o livro com o mesmo nome, nascem da vontade da pintora Carolina Piteira, do documentarista HumanEyes e do fotógrafo Roberto Zampino em mostrarem que a comunicação e a partilha têm maior impacto do que a individualidade, juntando as três perspetivas sobre os momentos vividos nesta aventura que une propósito, arte e inspiração.
Com mais de 30 obras criadas por Carolina Piteira, 15 registos fotográficos de Roberto Zampino e registo vídeo que conecta cada momento partilhado pelos artistas, esta é uma exposição inovadora, característica desta geração ‘millenial’, que pretende inspirar e preservar o lado mais humano da comunicação.
A exposição, de entrada gratuita, estará aberta ao público na Rua da Conceição, nº 134. O horário de funcionamento será das 14h00 às 20h00 de quarta-feira a domingo. Excecionalmente, na primeira semana de inauguração, “Dear India” poderá ser visitada também nos dias 7 e 8 de Maio.