quinta-feira, 3 de maio de 2018

Exposição de João Simões no Monte Selvagem


No passado dia 1 de Maio inaugurou no Monte Selvagem a exposição Portugal Selvagem! Uma exposição de 19 réplicas de ilustrações científicas de João Simões, a partir dos originais feitos em scratchboard preto/branco, com tinta-da-china e utilização de aerógrafo. Para poderem ser exibidas ao ar livre no Monte Selvagem, os originais foram reproduzidos em impressão em vinil laminado mate e aí estarão expostas até fim de Junho de 2018.

Ao longo dos últimos anos, e à medida que o autor revelava ao mundo algumas das ilustrações que fazia, reparou que ainda havia um grande desconhecimento da fauna portuguesa. Focou-se por isso na representação de algumas espécies que podemos observar no nosso país. Por achar que estamos todos cada vez mais afastados da natureza e muitas vezes o contacto com o mundo selvagem ser feito apenas através da televisão, tentou com estes trabalhos ajudar a inverter esta situação. 


O Monte Selvagem, na sua missão educativa não formal, ao conhecer os belos originais do autor, propôs-lhe esta exposição no parque, de modo a chamar a atenção a todos os que visitam o parque, para a riqueza da fauna autóctone portuguesa e para a grande necessidade da sua conservação.