Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
A Cuidadora
Michael Gifford é um aclamado actor de teatro a quem é diagnosticada a doença de Parkinson. Além de ser amplamente conhecido pela ilustre carreira, também o é pelo feitio irascível e antissocial, algo que torna esta fase particularmente complicada, uma vez que é chegado o momento de assumir a necessidade de ter alguém a cuidar de si a tempo inteiro. Quando Dorottya, uma jovem húngara que sonha ser actriz, se candidata ao lugar, não imagina o desafio que tem pela frente. Mas, apesar de um relacionamento inicialmente difícil, os dois vão criar uma relação surpreendentemente inspiradora, que terá por base uma paixão mútua: a obra de Shakespeare. Contudo, nem todos aprovam esta amizade…
Uma comédia dramática realizada pelo húngaro János Edelényi ("Prima Primavera"), que escreve o argumento em parceria com Gilbert Adair e Tom Kinninmont. O elenco inclui Brian Cox, Coco König, Anna Chancellor, Karl Johnson e, numa das suas últimas aparições em cinema, Roger Moore
Frantz
Alemanha, 1919. O pesadelo da Primeira Grande Guerra chegou finalmente ao fim. Após a morte em combate do seu noivo, Frantz, Anna vive com os sogros numa pequena aldeia. Incapaz de lidar com a perda, todos os dias visita a campa do seu amado. Um dia, dá-se conta da presença de Adrien, um ex-soldado francês que afirma ser amigo de Frantz. Com o passar do tempo, sobre o luto do soldado morto, uma estranha ligação surge entre os dois…
Um filme dramático realizado e co-escrito pelo aclamado realizador francês François Ozon ("Sob a Areia", "Swimming Pool", "O Tempo Que Resta", "Potiche - Minha Rica Mulherzinha", "Dentro de Casa"), com Pierre Niney, Paula Beer e Ernst Stötzner nos papéis principais.
Asas Pelos Ares
Com o final do Verão à porta, o ganso Penca prepara-se para a grande viagem migratória com destino ao Sul. Ele é solteiro por opção, autocentrado e muito, mas mesmo muito autoconfiante. O que gosta realmente de fazer são acrobacias e outras habilidades em alta velocidade. Depois de um acidente em que se vê involuntariamente envolvido, acaba por esbarrar com Ping e Pong, dois patinhos separados da sua família. Apesar de muito contrariado, Penca vê-se forçado a cuidar dos dois irmãos e garantir-lhes a sobrevivência durante o voo para Sul. Durante o percurso, o improvável acontece: os três acabam por criar laços profundos, com Penca finalmente a compreender o verdadeiro significado de família…
Uma comédia de animação que marca a estreia na realização de Christopher Jenkins, que também escreve o argumento em conjunto Rob Muir. Na versão original, as vozes são de Jim Gaffigan, Zendaya, Lance Lim, Greg Proops, Natasha Leggero, Stephen Fry, Craig Ferguson e Carl Reiner. Já a dobragem em português é da responsabilidade de Mariana Pacheco, Inês Herédia, Miguel Costa, Ricardo Monteiro, Bruno Ferreira, Mila Belo, José Jorge Duarte e José Nobre.