quinta-feira, 17 de maio de 2018

Estreias de cinema de 17 de Maio de 2018


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Deadpool 2

Quando Wade Wilson, ex-militar e mercenário, é diagnosticado com cancro, percebe que os seus dias estão contados. É então que é desafiado para uma experiência científica arriscada que causa uma alteração genética no seu organismo mas que, caso seja bem-sucedida, lhe promete a cura para a doença. Sem alternativa, aceita. Depois da intervenção, "regressa à vida" como Deadpool, um anti-herói quase indestrutível com superpoderes de cicatrização e um sentido de humor algo retorcido. Para impedir que um jovem mutante seja morto por Cable, um super-soldado capaz de viajar no tempo, ele forma uma equipa de heróis invulgares: a X-Force. Juntos, estes corajosos personagens vão salvar o universo da destruição total...
Com argumento de Rhett Reese, Paul Wernick e Ryan Reynolds, e realização de David Leitch (que co-realizou o primeiro "John Wick" ao lado de Chad Stahelski e assinou "Atomic  Blonde - Agente Especial"), uma comédia de acção e aventura que continua a história de Deadpool, o anti-herói do universo Marvel criado, em 1991, por Fabian Nicieza e Rob Liefeld. Para além de Reynolds no papel principal, o elenco inclui Josh Brolin, Morena Baccarin, Julian Dennison, Zazie Beetz, T.J. Miller, Brianna Hildebrand, Jack Kesy e Stefan Kapičić.



Nunca Estiveste Aqui

Depois de vários anos ao serviço da Marinha norte-americana, Joe sofre de stress pós-traumático. Hoje, utiliza os seus conhecimentos e treino para salvar pessoas de perigosas redes de tráfico de carne humana. Os seus métodos são eficientes, justos para as suas vítimas e normalmente brutais para com os culpados. Ao tentar salvar a filha de um senador, vê-se arrastado para uma conspiração de proporções inimagináveis…
Um "thriller" de acção escrito e realizado pela inglesa Lynne Ramsay ("A Viagem de Morvern Callar", "Temos de Falar Sobre Kevin"), com base na obra homónima do escritor norte-americano Jonathan Ames. Protagonizado por Joaquin Phoenix, o filme é interpretado também por Ekaterina Samsonov, Alex Manette, John Doman e Judith Roberts. Estreado na 70.ª edição do Festival de Cinema de Cannes, arrecadou os prémios de Melhor Argumento e Melhor Actor (para Phoenix). 



Human Flow - Refugiados

Estreado no Festival de Cinema de Veneza, um documentário escrito e realizado pelo prestigiado artista e activista chinês Ai Weiwei. Conta a actual crise de refugiados através de imagens e entrevistas comoventes obtidas pelo realizador ao longo de um ano e meio, por 22 países, incluindo França, Grécia, Alemanha, Iraque, Afeganistão, México, Turquia, Bangladesh e Quénia. Ao abandonarem os seus países e todas as suas referências, a custo de um sofrimento incalculável, a existência de milhões de pessoas é totalmente transformada. As consequências dessa deslocação em massa serão inevitáveis e trarão, no futuro próximo, questões muito preocupantes para o resto do mundo.