terça-feira, 22 de maio de 2018

José Manuel de Mello – A Cultura da União


José Manuel de Mello (1927-2009), que o Expresso apelidou de «o empresário sem medo», foi um empreendedor notável e de grande visão, para sempre ligado no imaginário português à Lisnave. Conheça a aguardada biografia de um grande empresário português, «José Manuel de Mello – A Cultura da União», de Miguel Figueira de Faria, disponível nas livrarias desde 18 de Maio.

Herdeiro dos destinos da Companhia União Fabril (CUF), que o Avô Alfredo Silva fundara, e da sua cultura empresarial, viu o 25 de Abril chegar numa altura em que o grupo que liderava era o maior de Portugal e um dos maiores da Europa. Com as nacionalizações, a família perdeu o património e saiu do país.

Nos anos 90, José Manuel de Mello regressa a Portugal e funda um novo grupo, alicerçado nos princípios familiares, mas necessariamente voltado para o futuro, dinâmico e inovador. Nesta biografia exaustiva e bem documentada, Miguel Figueira de Faria traça o percurso e os marcos decisivos da vida deste empresário português, da CUF ao Grupo José de Mello.