quinta-feira, 24 de maio de 2018

Estreias de cinema de 24 de Maio de 2018


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Han Solo: Uma História de Star Wars

Este é o décimo filme "Star Wars" de acção real e o seu primeiro filme independente centrado numa só personagem: o jovem Han Solo, com Alden Ehrenreich a dar corpo ao herói contrariado que se confunde desde 1977 com o rosto de Harrison Ford. Num regresso ao passado da saga, o filme começa na terra natal de Han Solo, Corellia, e percorre toda uma galeria de personagens – novas, como a amiga de infância de Solo Qi'ra (Emilia Clarke), o "gangster" Dryden Vos (Paul Bettany) ou o dróide L3-37 (Phoebe Waller-Bridge), mas também os já conhecidos mas rejuvenescidos Lando Calrissian (Donald Glover) ou Chewbacca (Joonas Suotamo). É um "western" e uma prequela que carrega partes dos seus realizadores originais, Phil Lord e Christopher Miller, e que foi terminado pelo veterano Ron Howard. Há uma história de contrabando e os primeiros encontros não só com Lando, mas também com o que serão os grandes símbolos deste universo do bem e do mal: a rebeldia e a ditadura.



O Labirinto da Saudade

Adaptação cinematográfica da obra homónima publicada, em 1978, pelo filósofo e ensaísta Eduardo Lourenço, "O Labirinto da Saudade", realizado por Miguel Gonçalves Mendes ("José e Pilar"), é um ensaio documental interpretado e narrado pelo próprio escritor. Aborda os quatro traumas que, segundo o livro, definiram o povo português: quem somos, o que fizemos, que atrocidades cometemos e quais os caminhos que podemos seguir. O filme conta com outras figuras importantes da cultura lusófona da actualidade, entre as quais Álvaro Siza Vieira, Gregório Duvivier, Gonçalo M. Tavares, José Carlos Vasconcelos, José Manuel Afonso, Pilar Del Rio, Diogo Dória, Lídia Jorge e Ricardo Araújo Pereira. Cada um assume-se como interlocutor e condutor das reflexões apresentadas na obra. Produzido pela Longshot, maioritariamente filmado no Buçaco e na aldeia de Curia, o filme tem argumento de Sabrina Marques e Diogo Figueira. 



LBJ

Membro do Partido Democrata do Texas (EUA), Lyndon B. Johnson (1908-1973) fez parte da Câmara dos Representantes entre 1937 e 1949 e do Senado entre 1949 e 1961. Na corrida para a presidência de 1960, depois de perder as primárias democratas, aceitou a oferta de John F. Kennedy para ser seu vice-presidente. Em 1963, após o assassinato de Kennedy, Johnson acaba por assumir o poder, convertendo-se no 36.º Presidente dos EUA. Com o país em luto pela perda do chefe de Estado, Johnson vê-se obrigado a honrar o legado de Kennedy, muito especialmente ao instituir a histórica Lei dos Direitos Civis, que pôs finalmente fim a diversos sistemas de segregação racial nos EUA. Apesar de todas as dificuldades, a forma como serviu os seus cidadãos valeu-lhe a reeleição, a 3 de Novembro de 1964, com um dos resultados mais expressivos de sempre sobre Barry Goldwater, o adversário republicano. Durante os primeiros anos do seu Governo, a economia cresceu, com milhares de pessoas a saírem da pobreza devido às suas acções económicas e sociais. Mais tarde, ao aumentar a participação dos EUA na Guerra do Vietname, foi perdendo popularidade, o que o levou a desistir da corrida presidencial em 1968. Apesar disso, iniciara já as negociações para terminar o conflito que tirara a vida de centenas de milhares de soldados norte-americanos. Foi Richard Nixon quem lhe sucedeu.
Um drama político realizado por Rob Reiner ("Um Amor Inevitável", "Nunca É Tarde Demais", "Nunca Digas Nunca"), segundo um argumento de Joey Hartstone. Com Woody Harrelson no papel de Lyndon B. Johnson, o elenco integra também os actores Richard Jenkins, Bill Pullman, Kim Allen, Michael Stahl-David, Jennifer Jason Leigh, Jeffrey Donovan, Doug McKeon, C. Thomas Howell e Michael Mosley.