segunda-feira, 14 de maio de 2018

Terras sem Sombra


O Terras sem Sombra desloca-se pela primeira vez ao Alto Alentejo para, em tom militar, abrir as trincheiras do património e biodiversidade do concelho de Elvas a 19 e 20 de Maio.


Estreia em Portugal do ensemble Clarines de Batalla

O epicentro desta viagem até à raia será a igreja de N.ª Sr.ª da Assunção, antiga Sé da cidade, onde terá lugar, às 21h30 de sábado, 19 de Maio, o concerto “Guerra e Paz: A Trombeta Histórica na Música Barroca Europeia”. Em palco, um ensemble espanhol de referência em música antiga, Clarines de Batalla, que tem vindo a triunfar em teatros e festivais do país vizinho. 

Este espectáculo, em estreia em Portugal, dá a conhecer um valioso repertório de obras religiosas, mas também militares e de corte, dos sécs. XVII e XVIII, com enfâse para o Barroco, escritas por grandes músicos europeus para trombetas históricas, órgão e percussões e recém-descobertas em manuscritos da Biblioteca Nacional de Madrid. Os mentores do grupo de Clarines de Batalla, o trombetista Vicente Alcaide, o organista Abraham Martínez e o percussionista Álvaro Garrido, são figuras de referencia no panorama musical peninsular e internacional, tendo gravado recentemente um disco, dedicado à trombeta histórica, que se tornou best seller.


À descoberta dos tesouros do património de Elvas

A tarde do dia 19 vai ser consagrada pelo Terras sem Sombra à visita do Forte da Graça, “jóia das coroa” do património de Elvas, sob a orientação de especialistas, que revelarão o génio militar e a excelência artística desta magnífica fortaleza, a mais destacada do género, em Portugal, na segunda metade do século XVIII, e alvo da peregrinação de investigadores e amadores de arquitectura castrense de todo o mundo. O ponto de encontro será no próprio monumento, às 15h00.

Em parceria com a Associação Portuguesa de Mobilização de Conservação do Solo, no Domingo, dia 20, a partir das 10h00, o Festival, promove uma acção de voluntariado para a salvaguarda da natureza. O alvo será um conjunto de práticas que permitem o maneio do solo agrícola com a menor alteração possível da sua composição, estrutura e biodiversidade natural. Estas técnicas, utilizadas na agricultura de conservação, apresentam efeitos muito positivos no solo, contribuindo para o aumento do teor de matéria orgânica. A ação decorre sob a orientação de Gabriela Cruz, engenheira agrónoma.
As iniciativas do Terras sem Sombra são de acesso livre organizadas pela Associação Pedra Angular.