segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Crónica Coaching - Nuno Reis


A BOLA
Um dia, enquanto o mestre Gisen jogava à bola, um jovem aproximou-se e perguntou:
"Por que é que a bola se desloca?"
O mestre respondeu prontamente:
"A bola é livre. É a verdadeira liberdade."
"Porquê?"
"Porque é redonda. Gira por toda parte, seja qual for a direcção, livremente. Inconsciente, natural e automaticamente."

O COPO DE ÁGUA COM SAL
O velho mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal dentro de um copo com água e em seguida bebesse.
- "Qual é o sabor da água?" - perguntou o Mestre.
- "Horrível." - disse o rapaz.
O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse noutra mão cheia de sal e o acompanhasse. Os dois caminharam em silêncio até um lago, onde o velho pediu ao jovem que deitasse o sal na água.
- "Bebe um pouco dessa água".
Enquanto a água escorria pelo queixo do jovem, o mestre perguntou:
- "E agora? O que achas do sabor?"
- "Bom!" - disse o rapaz
- "Dá para sentir o gosto do sal?" - perguntou o mestre.
- "Não" - disse o jovem.
Então o mestre sentou-se ao lado do jovem, pegou-lhe na mão e disse:
- "A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende do lugar onde a colocamos. Então quando sentires tristeza ou dor a única coisa que deves fazer é deixar de ser copo e tornares-te lago...

Bom dia e bem vindos a mais esta partilha de conhecimento,

Falar da vida é abordar o resultado de tudo o que é pensado e sentido que é o futuro. No seguimento conseguimos aceder às razões e motivos que levam a que uma pessoa perca ou ganhe o impulso de conseguir a vitória, o sucesso e a felicidade. 
Como podemos ver, o sucesso é simples e está associado a um momento rápido de concretização, tanto a nível de eficácia como de produtividade, fazendo com que tudo o que foi desenvolvido ganhe uma nova estrutura de acção em termos de causa e efeito. Este processo na sua simplicidade adquire a complexidade do girar de uma bola ou de sentir o sal num copo de água. Tudo está relacionado com a perspectiva com que é interpretada a vida, na prioridade que é assumida como prioritária e do valor que a mente oferece a si mesma. A questão que atrofia ou expande a certeza interior, é um ponto que deve ser identificado para que a mente saiba gerir o que acontece no seu interior, nos diferentes níveis de intensidade. A tomada de decisão é algo que acontece naturalmente e em momentos que vai acontecer de forma mais ou menos consciente, criando com isso a estrutura base de tudo o que vai acontecer depois de ser assumida como prioritária. A forma de como a situação é processada, analisada e transformada em fluxo de acção, está dependente do que é visto ser possível e estar ao alcance, sendo por isso tão importante que exista a preparação de como manter a liderança em toda e qualquer situação. 

Vejo a vida como uma transição consecutiva de experiências, que acontecem tendo em conta o que foi construído e representa a oportunidade de acontecer a tão esperada evolução pessoal. Este circuito de acções está presente em todas as vidas, sendo que a diferença é visto em termos do sucesso conseguido. Reflectindo neste fluxo, a questão é o que origina a decisão em termos de qualidade e de eficácia, porque o resultado é “apenas” a continuidade da decisão tomada e por isso, a questão do que consegues na tua vida e se estás feliz em relação à pessoa que és no teu dia-a-dia.

A falha e o erro, que podem ser vistos nos 2 contos (não compreender o movimento da bola e insistir em colocar o sal no copo de água), é o resultado da falta de experiência e do bloqueio no que origina a descompensação e o desequilíbrio, colocando a prioridade no “mal” que é sentido e bloqueando por completo a capacidade de solução que é inerente ao ser humano. Tudo está relacionado com o que pensas de ti mesmo(a), traduzindo a tua aprendizagem na competência de tomares decisões que facilitem a continuidade do fluxo crescente em termos de conhecimento e sabedoria. O desafio é manteres a clarividência, o foco e a destreza mental de assumires a liderança em relação ao que vai acontecendo e nesse sentido, a forma de como te vais colocar na situação e na acção que é originada, vai resultar no tipo de resultados que vais obter. A realidade é a tua vida e és tu que vais decidir “rolar como bola” e “colocar o sal no lago”, conseguindo através desta adaptação pessoal à realidade, o formato do sucesso que vais conseguir.

Portanto, observa a tua vida e vê se andas a colocar sal no copo de água que insiste beber. Caso confirmes que este é o teu padrão, altera-o e melhora-o de forma a que consigas mais sucesso e com isso, sentires-te mais feliz, realizado(a) e orgulhoso(a) de ti mesmo(a)!   

Nuno Reis
Coach Transformacional

Apresentação Nuno Reis

Chamo-me Nuno e ajudo pessoas a ficarem mais confiantes, motivadas e a saberem como optimizar o imenso potencial que têm dentro de si. A minha vocação é simplificar o que é necessário ser desenvolvido, para que conheçam a forma mais adequada de aproveitar oportunidades.
O foco é o potencial que tens dentro de ti e a criação da estratégia personalizada que dê resposta às tuas reais necessidades e com isso, teres acesso a um nível superior de performance e de sucesso.

A preparação mental é fundamental e vamos criar um plano personalizado de melhoria, para que melhores a forma de como geres as tuas emoções, energia e motivação, fortalecendo a tua capacidade de resposta em toda e qualquer situação. O plano que iremos criar juntos tem previsto a expansão da tua influência e notoriedade nas redes sociais, para que aumentes a percentagem de seguidores e com isso, consigas mais contactos qualificados para alavancares o teu sucesso. Vamos planear reuniões enquadradas com o teu Plano estratégico, assim como programas e eventos de fortalecimento de imagem. O aconselhamento e a orientação de tudo o que envolve a base do sucesso que pretendes alcançar.
Vais ter o meu compromisso, dedicação e proximidade, em todos os momentos do processo, factor que faz parte de quem sou e do modo de como trabalho, por ter a consciência da importância de sentires confiança. segurança e motivação e sentires que és respeitado(a) como pessoa.

nr@coachnunoreis.com
https://coachnuno.wixsite.com/sucesso