terça-feira, 4 de agosto de 2020

Grutera edita Aconteceu dia 11 de Setembro


Dado o contexto atual e o facto de a música ser essencialmente uma forma de expressão ao vivo, Grutera adiou o lançamento do disco Aconteceu para 11 de Setembro. Esta decisão deve-se sobretudo ao facto de conseguir desta forma acompanhar o lançamento do disco com concertos ao vivo, perto de todos, ainda que possivelmente com as devidas distâncias de segurança, que serão consequência natural destes próximos novos tempos.

O adiamento do disco devido a toda esta pandemia, só me deu mais vontade de voltar a estar com as pessoas, nos palcos e por todas as terras por onde passamos para apresentar o nosso trabalho. Deu tempo para perceber que viver sem música não faz sentido, mas fazer música sem sentir o feedback das pessoas ao vivo também perde sentido. Continua a ser o mesmo disco, mas com uma carga emocional mais densa, porque sendo um disco sobre memórias e sobre pessoas que me são queridas, o facto de todo este distanciamento faz ainda com que o meu sentimento saudosistas venha ainda mais ao de cima. No fundo, penso que vai ser um desafio apresentar o disco ao vivo com todas estas restrições, mas também nos obrigará a reformular a forma como fazemos algumas coisa. Os próximos concertos servirão de warm up para um ano que eu espero que ainda venha a ter coisas muito boas. Porque a vida vai continuar, pode ser diferente, mas vai continuar e vai continuar a ser boa.

Ainda assim, durante este período lançou uma página no Patreon https://www.patreon.com/grutera onde entre Maio e Setembro vai partilhando tudo acerca deste novo disco ainda antes da sua estreia para todos aqueles que se quiserem tornar patronos.

Nessa plataforma, disponibiliza semanalmente vídeos caseiros sobre tudo o que poderão ouvir no novo álbum Aconteceu – desde os ensaios, faixa a faixa dos novos temas, explicação de como foi o seu processo de composição, à história de cada um e ainda algumas tentativas de aulas online dos seus métodos de composição pouco ortodoxos, visto que nunca teve formação musical nem aulas de guitarra.

Em antecipação à edição de Aconteceu, Grutera lança agora o novo single “Para Mim És Assim”, um tema sobre quando pensamos que conhecemos alguém ainda sem a termos conhecido e idealizamos como será essa pessoa na nossa cabeça.



Biografia
Nascido a 3 de Julho de 1991, Guilherme Efe apresenta-se ao mundo todo nu, careca, sem dentes e cheio de sangue da barriga de sua mãe. Na altura ainda não sabia tocar guitarra, porque não tinha unhas, mas provavelmente já sabia que era isso que faria o resto da sua vida, ainda que paralelamente tivesse qualquer outra atividade, mais ou menos lícita, mais ou menos nobre, com que fizesse mais ou menos dinheiro.

Começa a tocar em bandas de metal, mas o headbang faz-lhe dores de pescoço. Descobre que tocar guitarra clássica, à sua maneira, pouco ortodoxa, é a coisa mais simples e fácil que já alguma vez aprendeu a fazer. Fazer música com ela também. Assim, escolhe esse caminho para alcançar a fama, riqueza e sucesso. Ou só fazer música que o emocione e que melhore alguns minutos da vida de alguém que a ouça.

Em 2012 grava o Palavras Gastas e entra para os Novos Talentos FNAC, um álbum que, hoje em dia, o envergonha. Em 2013 grava O Passado Volta Sempre no Mosteiro de Cós, um álbum que hoje em dia, o envergonha, mas menos do que o primeiro. Em 2015 grava Sur Lie na Herdade do Esporão, um álbum que hoje em dia, o envergonha, mas menos do que o segundo.

Em 2020 lança um novo disco, Aconteceu, um disco sobre o que aconteceu nos últimos 5 anos. Espera que este não o envergonhe.