A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril assinou ontem, Dia Mundial do Teatro, um protocolo que formaliza o convite dirigido a dez companhias de teatro históricas para apresentarem uma proposta de criação artística ou de reposição que contribua para a consciência pública do papel que o teatro desempenhou na transição democrática. Os projetos serão avaliados pela Direção-Geral das Artes (DGARTES) e executados até 2025. Através do Fundo de Fomento Cultural, será atribuído um apoio total de 550 mil euros a estas entidades.
Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva, afirma: “As companhias de teatro históricas têm um papel fundamental na preservação e divulgação da memória cultural, artística e histórica do país. Estas beneficiaram do estímulo criativo que o 25 de Abril representou e contribuíram significativamente para a compreensão dos eventos relacionados com a Revolução de 1974-1975 e a transição democrática. A sua participação nestas Comemorações de meio século de liberdade é imprescindível para pensarmos, em conjunto, na construção dos próximos 50 anos”.
O protocolo foi assinado no Museu Nacional do Teatro e da Dança, no âmbito do Programa dinamizado para assinalar a efeméride. A cerimónia contou com a presença do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, da Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola, da Presidente do Fundo de Fomento Cultural, Fernanda Heitor, e do diretor do Museu Nacional do Teatro e da Dança, Nuno Moura.