quinta-feira, 21 de março de 2024

Estreias de cinema de 21 de Março de 2024



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Caça-Fantasmas: O Império do Gelo

No seguimento do filme Caça-Fantasmas: O Legado – realizado por Jason Reitman e uma sequela actualizada da famosa saga dos quatro investigadores do paranormal, iniciada em 1984 por Ivan Reitman (o seu pai) – voltamos a encontrar os jovens Trevor e Phoebe, netos do falecido Egon Spengler e sucessores meritórios dos Caça-Fantasmas.

Agora, ao lado de Callie e do professor Gary Grooberson, vão ter que enfrentar a situação mais sinistra das suas vidas: o “calafrio fantasma”, uma espécie de tempestade de gelo criada por um exército de fantasmas que assolou Nova Iorque em pleno mês de Julho, transformou centenas de pessoas em blocos de gelo e ameaça mergulhar o mundo numa nova Idade do Gelo.

Com argumento de Reitman e Gil Kenan, que também se responsabiliza pela realização, este quinto filme da saga conta com Bill Murray, Dan Aykroyd, Ernie Hudson e Annie Potts nas personagens que interpretaram na década de 1980; e ainda com Carrie Coon, Finn Wolfhard, Mckenna Grace e Paul Rudd, que voltam aos papéis do filme de 2021.



Arthur Amigo para Sempre

Um filme que conta um episódio verídico acontecido ao sueco Mikael Lindnord durante uma difícil prova de atletismo na República Dominicana, quando se cruzou com um cão vadio a quem chamou Arthur e de quem se tornou inseparável. 

Contra todas as probabilidades, Arthur seguiu o grupo de Mikael durante dez dias de prova até chegarem à meta, percorrendo com eles os 700 quilómetros do percurso e conseguindo ultrapassar alguns dos trilhos mais difíceis do mundo. No fim desta aventura, Lindnord e Arthur criaram laços tão profundos que acabaram por partir juntos para a Suécia.

Realizado por Simon Cellan Jones e escrito por Michael Brandt, um filme sobre amizade, devoção e capacidade de sacrifício que tem por base o livro autobiográfico “Arthur - The Dog Who Crossed the Jungle to Find a Home” escrito por Lindnord e Val Hudson em 2016. As actuações ficam a cargo de Mark Wahlberg, Nathalie Emmanuel e Simu Liu.



The Bricklayer: Missão Mortal

Jornalistas conceituados de vários países são brutalmente assassinados. Nos locais do crime são colocados indícios que apontam para a responsabilidade da CIA. Steve Vail, um ex-agente reformado, tem de regressar ao activo de modo a encontrar os verdadeiros culpados, perceber as suas motivações e ilibar a agência. 

Nessa investigação, vai deparar-se com uma complexa teia de intrigas que envolve um antigo colega de profissão cujo objectivo não é apenas descredibilizar a CIA, mas também comprometer a segurança dos EUA.
 
Com Aaron Eckhart, Nina Dobrev, Tim Blake Nelson, Ilfenesh Hadera e Clifton Collins Jr. nos papéis principais, este “thriller” de acção conta com realização de Renny Harlin (“Caçadores de Mentes”, “Perigo à Espreita”, “Ladrões de Elite”) e argumento de Hanna Weg e Matt Johnson, que adaptam a obra homónima de Noah Boyd (pseudónimo de Paul Lindsay, ex-agente do FBI envolvido em algumas das investigações mais notórias da agência).