quinta-feira, 28 de março de 2024

Estreias de cinema de 28 de Março de 2024



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Anjos na Terra

Com a vida destruída pelo alcoolismo, Sharon Steves (Hilary Swank) sabe que tem de encontrar um propósito para se reerguer. É assim que se depara com a história de Ed Schmitt (Alan Ritchson), um homem recentemente viúvo que, para além de se ver forçado a lidar com a perda da mulher e a criar sozinho as duas filhas, se desdobra nos cuidados com a filha mais nova, que precisa de um transplante urgente de fígado. 

Sharon vai aparecer no momento certo. Quando tudo parece perdido, ela arranja um modo de unir toda a comunidade à sua volta com o objectivo de apoiar Ed naquele momento difícil e encontrar as condições médicas necessárias para salvar a menina. 

Inspirado numa história real passada em Louisville (Kentucky, EUA), em 1994, este drama realizado por Jon Gunn e escrito por Meg Tilly e Kelly Fremon Craig conta ainda com a participação de Emily Mitchell, Skywalker Hughes, Nancy Travis e Tamala Jones.



Máquina Fantástica

Estreado no Festival de Cinema de Sundance, onde recebeu o World Cinema Documentary Special Jury Award, e apresentado em Berlim, este documentário, realizado por Axel Danielson e Maximilien Van Aertryck, é um estudo sobre a importância dos media e questiona as implicações de se estar constantemente a ser gravado ou exposto a imagens.
 
Ao longo de uma hora e meia, o espectador descobre as primeiras referências à câmara escura – precursora das câmaras fotográficas –, e reflecte sobre a importância das imagens em movimento, até chegar à invenção da “webcam”, do YouTube e do TikTok que, em pouco tempo, se impuseram nas vidas das pessoas comuns. 



Uma Vida Singular

Proveniente de uma família judia, Nicholas George Winton nasceu em Londres, no dia 19 de Maio de 1909. O maior feito da sua vida aconteceu durante o ano de 1938, pouco antes do início da Segunda Grande Guerra.

Ao perceber que a Checoslováquia estaria prestes a ser invadida pelas tropas alemãs (algo que se prolongou até 1945), associou-se a voluntários do Comité de Refugiados do país, ajudou a fazer uma lista de crianças com menos de 17 anos e arranjou um plano de transporte e acolhimento em Inglaterra, para que fossem poupadas aos campos de concentração nazis, para onde milhões de outras pessoas acabariam por ser levadas.

Essa operação de trazer crianças para Inglaterra, organizada pelo Governo britânico e pela sociedade civil, ficou conhecida como Kindertransport. As proezas de Nicholas Winton só foram tornadas públicas em 1988, quando foi convidado para o programa That's Life!, da BBC, em que foi surpreendido com a presença de algumas das quase 700 pessoas que salvara 50 anos antes.

Em 2003, Winton foi nomeado cavaleiro pela Rainha Isabel II (1926-2022) e, em 2014, agraciado com a Ordem do Leão Branco, a mais alta distinção da República Checa, pelo então presidente Miloš Zeman.

Estreado no Festival de Cinema de Toronto, este drama biográfico foi realizado por James Hawes e tem por base a história verídica de Sir Nicholas Winton (1909-2015), também conhecido como “Schindler britânico”, numa referência a Oskar Schindler (1908-1974).

Com Anthony Hopkins e Johnny Flynn a dar vida ao protagonista nas duas fases de vida em que o filme se intercala, o elenco conta ainda com Lena Olin, Romola Garai, Alex Sharp, Jonathan Pryce e Helena Bonham Carter.