quinta-feira, 7 de março de 2024

Kristin Hannah conta a história esquecida das mulheres na Guerra do Vietname




Quando, em 1965, o irmão mais velho de Frances «Frankie» McGrath é destacado para a Guerra do Vietname, a estudante de vinte anos decide aliastar-se no Corpo de Enfermagem do Exército norte-americano no Vietname e deixar para trás a existência pacata na costa da Califórnia. Os pais, conservadores e extremamente protetores, não ficam contentes, mas Frankie é incentivada pelas palavras de um amigo do irmão, que lhe diz: «As mulheres também podem ser heroínas.»

Uma vez no Vietname, Frankie, inexperiente e sem treino adequado, aprende a desempenhar as suas funções observando outras enfermeiras e médicos que lhe dizem que, no campo de batalha, não há tempo para ter medo. Esmagada pelo caos, sofrimento e destruição provocados por um conflito que dura há já dez anos, a jovem fica a conhecer o lado mais horrível da guerra. Posteriormente, de regresso aos Estados Unidos, vê-se confrontada por sentimentos inesperados e por um país diferente daquele que deixou quando partiu.

Em As Mulheres, o muito aguardado novo romance de Kristin Hannah, a autora bestseller conta a história esquecida das mulheres na Guerra do Vietname, um conflito pouco conhecido entre as novas gerações, que é aqui contado de uma perspetiva feminina. Ao mesmo tempo, Hannah faz um retrato cativante de uma época de conflitos e mudanças, que deixou uma marca profunda no tecido sociopolítico norte americano: os anos de 1960.

Um romance raro e de grande sensibilidade, com uma protagonista forte e marcante, As Mulheres revela o choque entre os sonhos de uma geração e a dura realidade do conflito armado.

O livro foi destacado pelo The New York Times e pelo Goodreads como um dos lançamentos a ter em conta no mês de fevereiro, quando foi publicado nos Estados Unidos. No número 1 dos tops desde a sua publicação, e com críticas irrepreensíveis, chega às livrarias portuguesas a 14 de março, com chancela da Bertrand Editora.

Sobre a Autora

Kristin Hannah é a autora multipremiada e bestseller de mais de vinte romances, muitos dos quais publicados já pela Bertrand Editora, de que destacamos As Inseparáveis (Firefly Lane, a série inspirada no romance, está disponível em streaming na Netflix), A Grande Solidão e os clássicos contemporâneos O Rouxinol (editado em 43 línguas e cuja adaptação cinematográfica, protagonizada por Dakota e Elle Fanning, estreará em breve) e Os Quatro Ventos. O Rouxinol, aliás, foi eleito livro do ano em 2015 pela Amazon, Buzzfeed, iTunes, Library Journal, Paste, The Wall Street Journal e The Week, vencendo também o Goodreads Choice Award. Com Os Quatro Ventos, a autora reinventou definitivamente o seu perfil e inscreveu o seu nome no grande épico norte-americano. Hannah, que começou por exercer advocacia antes de se dedicar à escrita, vive com o marido no noroeste dos Estados Unidos.