terça-feira, 26 de março de 2024

Série documental conta a história de alguns dos mais importantes vinhos portugueses



“Vinhos com História” é o título da série documental, de cinco episódios, produzida pela Mares do Sul, com autoria e realização de Cristina Ferreira Gomes, que chegará no dia 1 de abril ao canal público e dará a conhecer a história de alguns dos vinhos portugueses mais especiais.

Em cada semana, às segundas-feiras, logo após a emissão de Joker, a série leva-nos em viagem pela história de um território vínico que faz parte do nosso património e reflete a história portuguesa e mundial.

O primeiro episódio será sobre o Vinho do Pico. É nesta ilha, no meio do Atlântico, que se encontra o antigo império do verdelho, cujas vinhas centenárias marcam profundamente a paisagem, assim como a história deste território.

“Vinhos com História” viaja ainda pela história dos vinhos de Talha, no Alentejo, dos verdes tinto, no Minho, dos medievais, entre Alcobaça e Ourém, e dos vinhos de Colares, em Sintra.

Ao longo de mais de dois anos de rodagem procurou-se responder a questões como: Que histórias nos contam estes vinhos? O que os torna tão especiais? De que maneira os vinhos influenciaram a história não só do nosso país, mas a história mundial? Na procura por respostas, em cada episódio, entramos nos territórios específicos de cada um destes vinhos para observar os trabalhos que marcam cada estação entre o campo e a adega, mas também para conhecer, e registar, as estórias e os momentos fundamentais que fazem parte do nosso património cultural, e até para descobrir como estes se relacionam com grandes eventos da história mundial como o crash da Bolsa de Nova Iorque, em 1929, o flagelo da filoxera, ou a fundação de Portugal.

A autora e realizadora, Cristina Ferreira Gomes, conta: “os mundos do vinho desencadeiam um fascínio
pela imensa dimensão da sua influência na sociedade. Da cultura à política, à economia, à religião, às vivências sociais e às suas transformações, o vinho está lá, presente, influente e simbólico…mais do que uma série focada apenas no passado histórico, os cinco documentários apresentam-se como um modo de pensar a resistência destes vinhos sob um olhar contemporâneo. E a resistência destes vinhos genuínos é a resiliência de quem os cultiva.”

Cada episódio é protagonizado, não só por um tipo de vinho único mas, também, por estes homens e mulheres que dedicam as suas vidas ao cuidado dos vinhos, à preservação da sua história e do património que representam. Numa saga heroica que é fazer vinhos de nicho, de baixa produção e com castas portuguesas, algumas delas únicas.

A produção de “Vinhos com História”, contou com o apoio da ViniPortugal, da Secretaria Regional do Ambiente e das Alterações Climáticas, dos Açores, da Comissão Vitivinícola Regional dos Açores, das Câmaras municipais de Vidigueira, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, da Direção Regional de Cultura do Alentejo e do Turismo do Alentejo.