quinta-feira, 7 de março de 2024

Estreias de cinema de 7 de Março de 2024



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



A Última Evasão

Verão de 2014. Bernard Jordan (Michael Caine), de 89 anos, é um dos sobreviventes da Operação Overlord, a batalha que mudou o curso da Segunda Grande Guerra, em Junho de 1944.

Agora com 89 anos, decide fugir do lar de idosos em East Sussex (Inglaterra), onde há anos reside com a sua mulher, Irene (Glenda Jackson), e viajar sozinho até França, para participar na cerimónia de 70.ª aniversário do desembarque do Dia D, onde serão homenageados todos os intervenientes, principalmente os cerca de 225 mil soldados mortos, feridos ou desaparecidos.

Este filme, realizado por Oliver Parker ("Um Marido Ideal”, “A Importância de Ser Ernesto”, “Dorian Gray”, “O Regresso de Johnny English”) e escrito por William Ivory, tem por base o caso real de Bernard Jordan, falecido seis meses após esta proeza, referida nas notícias em todo o mundo como a “grande evasão”. Os actores Glenda Jackson, Wolf Kahler, Carlyss Peer e John Standing completam o elenco encabeçado por Caine.




No Way Up - Sem Saída

Os tripulantes de um voo unem forças quando o avião cai no Oceano Pacífico. Ao atravessarem perigosamente perto da borda de uma ravina, ficam presos numa bolsa de ar e dão início a uma luta aterrorizante pela sobrevivência. O ar esgota-se e novos perigos surgem a cada momento, a situação torna-se cada vez mais desesperante.

Um “thriller” escrito por Andy Mason e realizado por Claudio Fäh, que conta com as actuações de Sophie McIntosh, Will Attenborough, Jeremias Amoore, Manuel Pacific, Grace Nettle, Phyllis Logan e Colm Meaney. 




Amigo Imaginário

Quando Jessica se muda para a casa onde passou a infância, sente-se motivada para iniciar um novo ciclo da sua vida. Durante as arrumações, Alice, a sua enteada mais nova, encontra Chauncey, um urso de peluche de aspecto adorável que em tempos lhe pertenceu. 

A pequena Alice torna-se inseparável do brinquedo, criando uma relação de dependência que, a princípio parece inofensiva mas que não tarda a revelar-se muito perturbadora. Quando os adultos decidem intervir, percebem que é demasiado tarde: Chauncey tem dentro de si uma entidade sobrenatural que, ao ter sido deixada para trás durante a adolescência de Jessica, criou um plano de vingança contra todos os humanos que se aproximassem.

Um filme de terror sobrenatural produzido e realizado por Jeff Wadlow (“Na Pele do Lobo”, “Até ao Último Combate”, “Kick-Ass 2: Agora É a Doer”, “Verdade ou Consequência”, “A Ilha da Fantasia”), que segue um argumento seu, de Greg Erb e Jason Oremland. No elenco participam DeWanda Wise, Tom Payne, Taegen Burns, Pyper Braun, Veronica Falcón e Betty Buckley.