sexta-feira, 15 de março de 2024

Canon vai dar palco aos defensores da sustentabilidade nos Global Good Awards 2024



A Canon EMEA, empresa líder mundial no setor da imagem, continua a patrocinar a categoria Canon Young Champion of the Year dos Global Good Awards pelo quinto ano consecutivo, com vista a destacar as conquistas de jovens ativistas. As inscrições para a categoria Canon Young Champion of the Year já estão abertas e terminam no dia 3 de maio.

O Prémio Canon Young Champion of the Year reconhece jovens líderes que promovem mudanças positivas em qualquer área da sustentabilidade e utilizam os seus exemplos para encorajar outros a agir. Este prémio começou por ser uma extensão do Young People Programme da Canon EMEA, que dá aos jovens os conhecimentos, as capacidades e a confiança necessários para enfrentar as questões de sustentabilidade que lhes importam, utilizando a criatividade e o pensamento crítico.

No ano passado, Raheen Fatima e Manyasiri ‘Pear’ Chotbunwong foram as vencedoras das categorias de sub-16 e sub-21 deste prémio. Os jurados elogiaram o trabalho de Raheen como ativista, através do qual ajudou a educar jovens de todo o mundo sobre vários temas, utilizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como base. Até à data, Raheen já ensinou mais de 5.000 jovens de 20 países diferentes.

Já Manyasiri ‘Pear’ Chotbunwong, fundadora da H.E.R. (Health. Equity. Respect), organização sem fins lucrativos na área da saúde feminina, foi reconhecida pelos seus esforços para apoiar o acesso das mulheres a produtos para a menstruação, educação, cuidados de saúde e emprego. Através da sua organização, já ajudou a distribuir mais de 10.000 pensos higiénicos reutilizáveis de fibra de cana de açúcar, aprovados pela FDA, a mulheres em cinco países, através de parcerias com mais de 30 escolas e ONGs.

Outros vencedores anteriores da categoria da Canon nos Global Good Awards têm representado a empresa em eventos globais, incluindo a Expo 2020 Dubai. Para além disso, alguns dos finalistas dos últimos anos participaram numa campanha de vídeo global para televisão e redes sociais com a marca Cartoon Network da Warner Brothers Discovery.

Peter Bragg, Sustainability & Government Affairs Director da Canon EMEA, comentou: "Estamos encantados por patrocinar os Global Good Awards pelo quinto ano consecutivo. Estou ansioso por ver as candidaturas que vamos receber nos próximos meses e chamar a atenção para o trabalho árduo e as conquistas dos jovens ativistas da sustentabilidade. Este é um momento importante para reconhecer os jovens que defendem esta área e estão verdadeiramente a fazer a diferença nas suas comunidades.”

Para determinar o vencedor do Prémio Canon Young Champion of the Year deste ano, foi anunciado um inspirador grupo de jurados, incluindo Steve Kenzie, Executive Director da UN Global Compact Network UK; Georgina Stevens, consultora de sustentabilidade e autora dos livros “Be the Change”; Jodie Bailey-Ho, finalista do Prémio Canon Young Champion of the Year 2023; Laura El Tantawy, fotógrafa e Embaixadora Canon.

Detalhes sobre a categoria Young Champion of the Year
O prémio tem duas categorias – sub-17 e sub-25 –, ambas com participação gratuita, sendo aceites candidaturas de participantes dos Programas para Jovens da Canon e de jovens ativistas externos. Os jurados vão considerar candidaturas com mais do que um candidato por inscrição, por exemplo no caso de grupos ou irmãos que trabalharam em conjunto para promover uma boa causa. As inscrições já estão abertas e terminam a 3 de maio de 2024.

Para se candidatarem, os participantes devem enviar um texto com até 1.250 palavras, uma declaração pessoal em vídeo e um máximo de seis imagens legendadas que contem a sua história e a mudança em prol da qual têm estado a trabalhar. Utilizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas como guia, as candidaturas podem focar-se em qualquer forma de ativismo de sustentabilidade social e ambiental, quer se trate de um projeto comunitário local ou de uma grande iniciativa global.

Os vencedores do Prémio Young Champion vão receber um Kit Content Creator Canon EOS R50 e vão ser convidados para uma masterclass com um Embaixador Canon. Os finalistas que ficarem na shortlist também vão receber um certificado, uma medalha fabricada de forma sustentável e uma masterclass conjunta com um Embaixador Canon.

Os participantes podem apresentar uma candidatura própria se tiverem mais de 18 anos ou, em alternativa, podem ser nomeados por um progenitor, tutor legal, ou pela empresa ou instituição de solidariedade com a qual trabalham, mas estas devem ser parte integrante do processo de candidatura.