quinta-feira, 14 de março de 2024

Descubra o que é o Tantra, o caminho da aceitação



O Tantra – uma corrente filosófica que nasceu na Índia – é o tema do mais recente livro da série «Pilares de Sabedoria», de Osho, publicada pela Pergaminho. Este volume, que chega às livrarias neste mês de março, aborda os fundamentos da visão tântrica, que se disseminou por toda a região ocidental indiana e pelo Tibete, onde foram fundados vários mosteiros importantes, a partir do século VI.

Desde o seu florescimento nos mosteiros budistas na Índia que o Tantra desafiou convenções, ensinando que tudo é sagrado, até mesmo o que é geralmente tido como profano ou impuro, como o sexo, e que «tudo e todos somos um só». Em Tantra – A via da aceitação, Osho explica que «o princípio fundamental que subjaz ao Tantra reside na ideia de que o mundo é unificado e, por conseguinte, não há uma cisão entre o que é mais elevado e o que é menos elevado. (…) O que é menos elevado está sempre de mão dada com o que é mais elevado». No Tantra, nada é excluído e tudo é transformado.

Um caminho «radical, rebelde e revolucionário», como descreve Osho, o Tantra estava aberto a pessoas de todos os estratos sociais, desafiando, por isso, o sistema de castas hindu. Especialmente apelativo para mulheres e marginalizados, esteve várias vezes associado a movimentos revolucionários, como a luta indiana pela independência ou o nascimento da contracultura na década de 1960.

Em Tantra – A via da aceitação, Osho reitera a importância intemporal da visão tântrica, argumentando que é particularmente importante «no momento histórico que a humanidade está a atravessar, tendo em conta que estamos perante o emergir de um novo ser humano e de uma nova consciência». «O futuro reside no Tantra, visto que as atitudes dualistas deixaram de exercer poder sobre a mente humana», afirma o mestre espiritual, acrescentando que o caminho tântrico «pode dar-nos uma nova perspetiva».

Tantra – A via da aceitação, de Osho, é publicado a 21 de março, pela Pergaminho.

Sobre o Autor

Osho dedicou a sua vida ao estudo da espiritualidade. Fundou vários retiros de meditação e comunas, e ensinou e realizou palestras em todo o mundo. É considerado o autor indiano de maior sucesso: os seus livros vendem mais de um milhão de exemplares por ano e estão traduzidos em dezenas de idiomas. Oficialmente, é autor de mais de seiscentos livros, mas todos eles são transcrições das suas palestras. Osho acreditava no poder da palavra viva e do diálogo, e é isso mesmo que os seus livros transmitem.