sexta-feira, 15 de março de 2024

A volta ao mundo em sabores e ingredientes



O título A Mercearia do Mundo remete-nos para as lojas tradicionais que, levando-nos ao fim da rua, nos transportam ao fim do mundo. E é essa a intenção de Pierre Singaravélou e Sylvain Venayre, responsáveis pela direção desta viagem através dos produtos alimentares, traduzida para a Quetzal por Sandra Silva e Luísa Mellid-Franco. Uma aventura de sabores e especiarias que chega às livrarias a 21 de março.

Se tivéssemos de escolher um cenário principal para estas histórias, seria uma mercearia, mas uma cozinha também cumpriria os requisitos para esta incursão pelos paladares do século XVIII aos nossos dias. Do sushi ao ramen, passando pelo vinho do Porto, as ostras, o sal e os temperos, sem esquecer os hambúrgueres, as pizzas e o chili con carne, ao todo são 88 produtos que fazem parte da nossa vida e cuja história mostra como a globalização dos alimentos, dos sabores e da política é um corpo volátil, que tanto se explica como surpreende.

Todas as primeiras frases de cada capítulo incluem uma data e um lugar: são o ponto de partida para explicar os segredos de cada ingrediente e o modo como cada prato nos chegou à mesa e nos satisfaz os apetites de um mundo sem fronteiras, desejoso de saborear e inventar. Ninguém resiste a tão bom gosto. 

Sobre os Autores

Pierre Singaravélou (1977) é um professor francês (na Sorbonne e no King’s College) que se tem dedicado aos impérios coloniais e à história da globalização. 

Sylvain Venayre (1970) é historiador, especialista no século XIX e na representação do tempo e do espaço nas viagens (tendo estudado com Alain Corbin, autor da História do Repouso), é professor em Grenoble, Paris e em Nova Iorque. Em 2020 publicaram Le Magasin du Monde, uma história do mundo através dos objetos.