quarta-feira, 27 de março de 2024

Com este manual pode ter uma vida mais feliz e mais eficiente



As emoções podem tornar-nos fortes e altruístas, mas também nos podem sabotar, levando-nos a agir de maneira impossível, ilógica ou autodestrutiva. Isso acontece quando agimos apenas de acordo com os nossos impulsos emocionais, mesmo que isso apenas nos cause problemas. Siri Helle chama--lhe a «armadilha emocional» e, em A Armadilha das Emoções, ensina-nos a ultrapassá-la.

No livro, que chega às livrarias a 4 de abril, com chancela da Pergaminho, a psicóloga e conferencista sueca explica, de forma simples e descomplicada, como o comportamento afeta as emoções e os sentimentos e como pequenas mudanças de hábitos podem contribuir para uma vida mais tranquila, com menos stresse e ansiedade e para uma maior autoestima.

Os impulsos são respostas emocionais programadas pela evolução e pelas experiências de vida. «Existem para garantir a sua sobrevivência. Na maior parte das vezes, esta programação funciona de forma excelente, mas outras vezes surgem erros, a que chamo armadilhas das emoções», esclarece a autora.

Segundo Siri Helle, é possível reprogramarmo-nos, utilizando para isso o «princípio do comportamento»  – a introdução de uma mudança de comportamento, «subtil mas consciente», com o objetivo de iniciar «um ciclo de retorno psicológico que altera fundamentalmente os seus pensamentos e sentimentos».

Além desta ferramenta para enfrentar gradualmente e com compaixão os desafios da vida, Siri Helle convida-nos neste livro a abraçar novos pensamentos e sentimentos para ter uma vida mais feliz e eficiente.

Sobre a Autora

Siri Helle é uma psicóloga, autora e conferencista premiada. Tem formação especializada em terapia cognitivo-comportamental e no tratamento de stresse e ansiedade. É uma presença regular nos media escandinavos, e a sua conferência TEDx foi já vista por dezenas de milhares de pessoas. Fundou a campanha «Saúde Mental no Programa», destinada, em colaboração com algumas das maiores ONGs suecas, à introdução da educação para a saúde mental nos currículos escolares.