Estreou ontem à noite no Teatro Tivoli BBVA a nova temporada, em Portugal, dos mestres da percussão e do humor, que chegam com caixotes do lixo, vassouras, caixas de fósforos e até carrinhos de supermercados e lava-loiças para dar música aos lisboetas. Já em abril, entre 4 e 6 de abril, o grupo ruma até à cidade invicta, ao Coliseu Porto Ageas, e promete contagiar os portuenses com o ritmo frenético que os caracteriza.
Os ‘STOMP’ apresentam em Lisboa e no Porto um espetáculo repleto de movimentos coreografados e sincronizados até ao mais ínfimo pormenor. A música, proveniente de instrumentos inusitados e do dia-a-dia, contagia o público, que é desafiado a entrar no espetáculo através do ritmo das palmas.
O grupo, composto por oito artistas de diversas nacionalidades, tem como missão cativar o público com muito humor e ritmo. A única linguagem comum é a artística que, mesmo sem palavras, une todas as gerações numa ode à música urbana e às artes performativas.
Criado em Brighton, Reino Unido, por Luke Cressweel e Steve McNicholas em 1991, o espetáculo ‘STOMP’ foi apresentado pela primeira vez no Festival Fringe de Edimburgo e deste então tem vindo a percorrer o mundo com atuações cheias de ritmo e energizantes. Em Portugal a produção do espetáculo está a cargo da UAU.
Galeria:
Fotografia: António Murteira da Silva