quinta-feira, 23 de maio de 2019

Aquilino Ribeiro homenageado na abertura da 89.ª Feira do Livro de Lisboa


Aquilino Ribeiro, um dos maiores nomes da literatura portuguesa do século XX, será homenageado no dia da abertura da 89.ª Feira do Livro de Lisboa, a 29 de Maio, no espaço Autores que nos Unem.

A sessão de celebração terá início às 17h30, com a duração de 1h00, e contará com a intervenção de Aquilino Machado, neto de Aquilino Ribeiro; Paulo Neto, editor da revista Aquilino; e José António Borges, Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, que selecionou o autor como homenageado este ano no âmbito da iniciativa "Alvalade Capital da Leitura". Será também apresentada a nova edição de Terras do Demo, com a qual se assinala o centenário desta obra.

Terras do Demo trata-se de um romance que nos transporta ao coração da geografia sentimental de Aquilino Ribeiro, ou não fossem as Terras do Demo o lugar onde nasceu, que lhe marcou a juventude, e ao qual reiteradamente regressou. Esta nova edição conta com prefácio de Ana Isabel Queiroz e ilustrações de Abel Manta.

Aquilino Ribeiro nasceu na Beira Alta, concelho de Sernancelhe, no ano de 1885, e morreu em Lisboa em 1963. Deixou uma vasta obra em que cultivou todos os géneros literários, partilhando com Fernando Pessoa, no dizer de Óscar Lopes, o primado das Letras portuguesas do século XX. Foi sócio de número da Academia das Ciências e, após o 25 de Abril, reintegrado, a título póstumo, na Biblioteca Nacional, condecorado com a Ordem da Liberdade e homenageado, aquando do seu centenário, pelo Ministério da Cultura. Em Setembro de 2007, por votação unânime da Assembleia da República, o seu corpo foi depositado no Panteão Nacional.