quarta-feira, 22 de maio de 2019

Do Rock a Compostela – Às vezes se ganha, às vezes se aprende


O caminho de Santiago de Compostela ganha um relato detalhado e sensível nas páginas do livro “Do Rock a Compostela – Às vezes se ganha, às vezes se aprende”. 
Ao longo de 232 páginas, Alice apresenta a sua história com delicadeza e muito bom humor: de uma vida ligada a grandes espetáculos e artistas para a simplicidade e iluminação de quem se descobre através da jornada espanhola, a qual ela já percorreu 13 vezes, a primeira delas em Junho de 1999. As paisagens deslumbrantes e a história viva construída por cada um dos peregrinos que passam por lá também estão neste livro, recheado de fotos inéditas da Espanha Rural e Medieval feitas pela própria autora, que dispensou a câmera e optou por usar um telemóvel, conferindo um olhar diferente e autêntico sobre esse patrimônio cultural da Unesco.

“Mais do que um guia de viagens, este livro surge do desejo de realizar um trabalho autoral, onde posso compartilhar algumas experiências de vida e as muitas riquezas colhidas pelo Caminho a Santiago de Compostela. O Caminho é minha verdadeira paixão de vida, parte de mim vive lá!  Quero mostrar um reencontro comigo mesma, fruto da reconexão com a natureza, e inspirar outras pessoas a também se redescobrirem”, revela Maria Alice, que enfatiza o fato da obra não se tratar de uma autobiografia, mas sim de um relato de transformação, recheado de imagens inspiradoras e de positividade.

“Com a experiência cosmopolita de quem participou de momentos importantes da história cultural brasileira, Maria Alice traz um livro diferente sobre o Caminho. É um convite para que você se dê um tempo e deixe-se levar por imagens captadas pelo seu clique fotográfico perspicaz e atento. Uma pausa para admirar a natureza, a história e as curiosidades que também são parte da alma brasileira, pois a Espanha tem tudo a ver com a América do Sul”, comenta Tomaz Adour, editor do livro.

Entre os colaboradores e amigos que participam da obra estão o publicitário Nizan Guanaes, que assina a apresentação; a artista plástica Christina Oiticica, com o prefácio; Jana Carvalho, responsável pela descrição do “Ser Peregrino”; e José M. Andrade, professor catedrático de História Medieval do Caminho, na Universidade de Santiago de Compostela.

No lançamento em terras portuguesas, além da filha Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio, está confirmada a presença de diversos amigos portugueses e brasileiros que residem em Portugal que Maria Alice fez ao longo da vida, como os atores Ricardo Carriço (que fará a apresentação da obra) e Raul de Orofino, a fotógrafa Joana Verdial e o artista plástico Odamar Versolato, entre outros.

Sobre a Autora

Muito mais que ex-mulher do Roberto e mãe da Roberta, Maria Alice é uma mulher forte, determinada e que soube se reinventar. Já com três filhos, propôs-se a fazer uma segunda faculdade: foi aprovada nos testes mesmo sem estudar para provas há mais de 15 anos, e formou-se em primeiro lugar em sua turma. Já madura, após o divórcio, voltou seus olhos para dentro de si e decidiu dar início a uma jornada como peregrina, lançando-se corajosamente nas longas caminhadas do Caminho de Santiago, de perfil introspectivo e de autoconhecimento em que, por muitos dias, contava apenas com a própria companhia. Algo completamente diferente das viagens que estava habituada a fazer, muitas delas ligadas ao showbiz, com destino aos lugares badalados do mundo do entretenimento e sempre num ambiente de muito glamour e conforto.

Maria Alice é formada em Educação Física e Fisioterapia, profissões que a levaram a conhecer melhor o corpo, mente e a relação entre as pessoas, nos mais de 12 anos trabalhando em colégios e 18 em sua clínica particular. Viajante permanente, universalista, praticante de meditação e amante das artes, a autora pincela ainda alguns fatos de sua vida pessoal, como os vividos durante a união com Roberto Medina, idealizador do maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio, um evento que ela viu nascer e ajudou a tornar realidade.