segunda-feira, 20 de maio de 2019

Como Perder um País de Ece Temelkuran


«Isso não pode acontecer aqui». Ece Temelkuran, uma das mais respeitadas pensadoras políticas da Europa, ouviu esta frase em Inglaterra, na noite do referendo ao Brexit; nos Estados Unidos, na noite de eleição de Trump; na Turquia, quando Erdoğan foi eleito fraudulentamente, quando reconstruiu a economia com base no compadrio, e quando classificou os seus opositores como terroristas.

Como Perder um País é um livro necessário e urgente. É uma denúncia da ascensão do populismo de direita. Um apelo urgente à ação. Um verdadeiro guia de campo para identificar os padrões e mecanismos astuciosos da vaga de populismo que varre o mundo atual. Segundo o The Globe and Mail, «Pode bem ser o mais importante livro sobre política que lerá em 2019».  

Propondo respostas globais e alternativas às questões políticas prementes – e com frequência paralisadoras – do nosso tempo, Temelkuran examina a ideia ardilosa do «povo real», a infantilização da linguagem e dos debates, a maneira como o riso pode ser enganador, e os perigos de subestimarmos o nosso adversário. Entretecendo memória, história e argumentos claros, cria uma urgente e eloquente defesa da democracia.

As pessoas sensatas não podem consolar-se dizendo que «Isso não pode acontecer aqui». Está a acontecer. E em breve poderá ser demasiado tarde para se voltar atrás.

Sobre a Autora

Nascida em Esmirna, na Turquia, em 1973, Ece Temelkuran é uma premiada romancista e comentadora política cujas peças jornalísticas são publicadas por The Guardian, The New York Times, New Statesman, Frankfurter Allgemeine Zeitung e Der Spiegel. Foi galardoada com o Edinburgh International Book Festival First Book pelo romance Women Who Blow on Knots e com o Ambassador of New Europe Award. Distinguida por duas vezes como a colunista política mais lida da Turquia, é também considerada uma das dez pessoas mais influentes das redes sociais (com três milhões de seguidores no Twitter).