quarta-feira, 22 de maio de 2019

As receitas (Super Fáceis) de Cristina Manso Preto


Receitas práticas e saborosas apresentadas com o carinho e a simpatia que caraterizam a chef. Dos ecrãs de televisão para as cozinhas dos portugueses, As receitas de Cristina Manso Preto já se encontram à venda nas livrarias de todo o país com o selo Porto Editora e Edições RTP. 

Às receitas mais conhecidas da Praça da Alegria, onde é chef residente desde 2009, Cristina Manso Preto junta alguns dos seus pratos favoritos e muitas propostas novas que vão desde o Super Fácil, às receitas Para Aquecer a Alma ou Para Nada Desperdiçar, sempre com o compromisso de que, com a ajuda deste livro, cozinhar vai ser simples e divertido. 

Descendente de várias gerações de excelentes cozinheiras e doceiras, a principal inspiração para o seu trabalho enquanto chef foi a sua avó Cesaltina – capaz de "descomplicar" os pratos mais elaborados –, de quem herdou os saberes e os sabores reunidos em mais de oitenta receitas, recheadas de ingredientes acessíveis e que prometem recordar as reuniões de família em casa dos avós. 

Convicta de que cozinhar é, mais do que misturar ingredientes, uma excelente oportunidade para reunir as pessoas e criar recordações, Cristina Manso Preto desafia os leitores a juntarem a família e os amigos na cozinha e surpreendê-los com receitas deliciosas – "Vai ver que é super fácil!". 

Sobre a Autora

É natural do Porto e desde cedo se sentiu atraída pela cozinha da avó, que ainda hoje tenta reproduzir. Foi proprietária de um restaurante, onde assumiu a cozinha, passando depois para a vertente do catering, actividade que mantém nos dias de hoje. 
Estreou-se em 2009, com uma rubrica de culinária semanal, na RTP1, no programa Praça da Alegria. Entre 2014 e 2015 apresentou a rubrica de culinária "Pau para toda a Colher", no Porto Canal e desde Setembro de 2015 está de novo, todas as manhãs de quinta-feira, no programa da RTP1, Praça da Alegria, onde executa receitas simples e práticas para o público do programa. 
Tem colaborado, com a apresentação de show-cookings, em diversos eventos gastronómicos, como a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, a Feira da Terra de Mondim de Basto, a Festa do Espumante de Melgaço, a Festa do Alvarinho e Fumeiro de Melgaço, a UVVA (festa do vinho verde, em Amarante), a VINAL - Vinhos de Altitude, a feira Prove Viseu Dão Lafões, os Vinhos no Mercado em Torres Vedras, os eventos Viva Termas do Centro (ligados à alimentação saudável), o Festival de Chocolate de Óbidos, o Festival do Pão de Portugal de Albergaria-a-Velha, a Feira do Queijo de Tábua e em diversas escolas públicas e privadas (Escola Superior de Enfermagem do Porto, Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão, Escola Secundária de Almeida Garrett, Escola Secundária de Tábua, Colégio Oceanus). 
É, desde Março de 2016, chef consultora no restaurante Pena, em Vila Caiz, Amarante, local onde poderá apreciar alguns dos seus pratos favoritos. 
Colabora, desde o início de 2019, com o projecto "Cook in Ribeira", localizado na Ribeira do Porto, espaço destinado à divulgação da cozinha tradicional portuguesa e organização de aulas de culinária para turistas.