sexta-feira, 24 de maio de 2019

Mecânica do Tempo - Os relógios da coleção Medeiros e Almeida


A Casa-Museu Medeiros e Almeida apresenta, no dia 30 de Maio, às 18h30, o livro “Mecânica do Tempo – Os relógios da coleção Medeiros e Almeida”, da autoria de Fernando Correia de Oliveira e de Paulo Anastácio. Esta obra nasce de um trabalho de pesquisa sobre a mais importante coleção de Relojoaria do país e uma das mais importantes do mundo.

Fernando Correia de Oliveira, jornalista, investigador do Tempo e Editor-Chefe do Anuário Relógios e Canetas, e Paulo Anastácio, responsável pelo curso de Relojoaria da Casa Pia de Lisboa - Educação e Formação, percorrem, ao longo de 416 páginas a coleção privada de relógios pertencente a António Medeiros e Almeida, com 630 peças divididas em 12 capítulos, desde o século XVI ao século XX.

Este livro de referência conduz-nos ao mundo fascinante dos relógios que podem ser admirados na Casa-Museu Medeiros e Almeida, com um acervo de mais de 600 relógios, entre os quais se destaca o Relógio de bolso Junot/Wellington, encomendado à Casa Breguet, em 1808, pelo General francês Jean-Andoche Junot. Após a morte do General, o relógio passou por várias mãos, até chegar ao General Arthur Wellesley, 1.º Duque de Wellington, o que pode ser considerado uma ironia da História, uma vez que os generais Junot e Wellington combateram entre si, em Portugal, durante as Invasões Francesas, tendo o segundo vencido o primeiro, na Batalha do Vimeiro, em 1808. António Medeiros e Almeida adquiriu o relógio em leilão, em 1964.

Outro relógio de destaque na Casa-Museu Medeiros e Almeida é o Relógio de Noite, de 1670, uma tipologia rara que, através de uma candeia de azeite, permitia ver as horas, mesmo no escuro. Foi construído por Edward East (1602-1697), relojoeiro-chefe da corte de Catarina de Bragança e Carlos II.
O livro “Mecânica do Tempo – Os relógios da coleção Medeiros e Almeida” dá também a conhecer o Relógio de Caixa Alta, Luís XV, ricamente decorado, da autoria do relojoeiro Jean Biesta (ativo c. 1759-1789) e do ebanista Antoine Foullet (c. 1710-1775). Este é um relógio com diversas complicações, nomeadamente equação do tempo, fases e idade da lua e calendário zodíaco.

Sobre os Autores

Fernando Correia de Oliveira é jornalista e investigador do Tempo. Licenciado em Direito, esteve 20 anos como quadro da Agência Noticiosa Portuguesa, saindo como Diretor-Adjunto de Informação para ser o primeiro correspondente da Lusa em Pequim, onde viveu entre 1988 e 1990. Ingressou no jornal Público, onde foi editor de Sociedade e especialista em Política Internacional na zona da Ásia-Pacífico (China, Japão, Coreia) entre 1993 e 2002. Desde esse ano é jornalista freelance, especializado em Tempo e Relojoaria, uma das suas paixões de sempre. Editor-Chefe do Anuário Relógios & Canetas, nas suas edições em papel e online, mantém o blog Estação Cronográfica (o mais importante do seu género em língua portuguesa, com mais de 40 mil visitas mensais). Colabora com muitos outros títulos especializados da área da Relojoaria, em Portugal, Espanha, Brasil, México ou Coreia do Sul. Membro de várias organizações internacionais dedicadas ao estudo do Tempo e de vários júris estrangeiros envolvidos na escolha dos Relógios do Ano, é consultor do Governo Português na área do Património Relojoeiro. Tem um vasto conjunto de obras publicadas sobre a temática – nomeadamente História do Tempo em Portugal ou Dicionário de Relojoaria. 

Paulo Anastácio é Diretor do Curso Profissional de Técnico Relojoaria na Casa Pia de Lisboa e docente na instituição desde 1988. Formado em relojoaria na Escola de Relojoaria da Casa Pia de Lisboa, teve como principais mestres e mentores Américo Henriques e Vitor Lopes. Estudou posteriormente na Escola Secundária Fonseca Benevides onde tirou o Curso Complementar de Radiotécnica. Possui Especialidade de Mecânico de Ótica e Instrumentos de Precisão pelo Exército Português, Escola Militar de Eletromecânica, em Paço de Arcos. É licenciado em Engenharia de Sistemas Eletrónicos Marítimos, pela Escola Superior Náutica Infante Dom Henrique, onde obteve o Curso de Especialização pós-licenciatura. Possui uma formação de Técnico de Instrumentação pela Associação de Desenvolvimento do Instituto Superior Técnico.
Frequentou diversos cursos de especialização na Suíça, nomeadamente junto da Rolex, Longines, Omega, Rado e ETA. Possui mais de 30.000 horas de formação ministradas aos alunos dos cursos de Instrumentação e Relojoaria da Casa Pia de Lisboa. Autor de diversos artigos especializados em revistas de relojoaria em Portugal e Espanha. Desde 2003 colabora com a Fundação Medeiros e Almeida na catalogação e conservação do acervo horológio da fundação. É consultor de marcas e lojas de relojoaria em Portugal na melhoria de processos de Assistência Técnica e Conhecimento de Produto na área da relojoaria.