terça-feira, 28 de maio de 2019

Filmes de Alex Ross Perry e Carlos Marqués-Marcet na abertura e encerramento do FEST 2019


Her Smell e Days to Come são os filmes que marcarão o arranque e encerramento do festival em Espinho. As longas apresentam-se no 15º FEST, Festival Novos Realizadores, Novo Cinema em estreia nacional. Fechada está também a principal competição do festival com uma selecção de 10 longas em luta pelo Lince de Ouro. 

Acabou de ganhar o prémio maior da competição no Festival de Cinema de Málaga depois de já ter passado pela selecção oficial do Festival de Roterdão o mais recente filme de Carlos Marqués-Marcet. O sucessor do multipremiado 10.000km, usa a gravidez real de um casal de actores para fazer um retrato íntimo de um casal em plena crise conjugal. Days to Come estreia-se em Espinho, naquela que será a a abertura oficial do FEST 2019.

Há poucos realizadores que tenham já usado tantos chapéus como Alex Ross Perry. Desde 2009 que escreveu e realizou mais de uma dezena de longas metragens, tendo produzido, editado e até assumido as despesas de representação em várias delas. A mais recente, Her Smell, estreou mundialmente em Toronto, com uma história que parece tirada a químico da vida de Courtney Love. Com dois prémios conquistados ao momento, Her Smell acompanha a vida de uma estrela de punk auto-destrutiva, enquanto a mesma lida com a sua sobriedade e com a vontade de se reconectar com a inspiração criativa. 

Em destaque na competição internacional de longas metragens, a segunda longa-metragem de Jayro Bustamante, Tremors, que volta a fazer virar a cabeça da crítica mundial para o emergente cinema da Guatemala. Um estrondoso drama queerque conta a história de Pablo, um homem casado, pai de família e cristão devoto, que vê a sua vida virada do avesso quando se apaixona por um homem. Rodeado pela opressão e pela tolerância, a comunidade de Pablo decide “curá-lo”, com recurso a terapias desumanas. Destaque ainda para System Crasher, um filme da realizadora estreante Nora Fingscheidt, que conta a história de uma irreverente menina de 9 anos, que a proteção de menores rotulou como “quebra sistemas”. Um dilema moral com uma protagonista pequena, mas de peso, ganha o seu lugar na programação do FEST, depois de ter sido ter conquistado dois prémios na edição deste ano do Festival de Berlim. Fechamos os destaques do Lince de Ouro com Manta Ray, vencedor do prémio Orizzonti na ultima edição do Festival de Veneza. Passado numa vila costeira na Tailândia, o realizador Phuttiphong Aroonpheng conta a história de um pescador que acolhe um homem quando o encontra inconsciente. Quando a embarcação do pescador se perde no mar, o homem que acolheu assume a sua vida, apoderando-se da sua casa, do seu trabalho e da sua relação com a ex-mulher. Este filme surge-nos como um exemplo da afirmação da Tailândia como potência crescente do cinema, tendo ganho já 11 prémios no circuito de festivais.

O FEST- está de regresso a Espinho entre os dias 24 de Junho a 1 de Julho, para uma nova edição que junta o novo cinema mundial a um vasto programa de indústria, destinado a curiosos, alunos e profissionais da área. Confirmados para as secções Training Ground e Director's Hub do festival estão, entre outros, Marjane Satrapi, Jonathan Morris, Stuart Dryburgh, Baltasar Kormákur e a equipa de edição de som de Bohemian Rapsody. A programação completa será anunciada no início de Junho.