terça-feira, 21 de maio de 2019

A República dos Espíritos Livres do filósofo e poeta Peter Neumann


A República dos Espíritos Livres, do jovem filósofo e poeta Peter Neumann, é um livro com um registo animado, intenso, informativo, e com muitos apontamentos históricos e pessoais.

O autor conta-nos, com muito humor e elegância, a história de um grupo de jovens intelectuais alemães que escolheram a cidade de Iena como ponto de partida para um novo rumo de rutura filosófica. As suas perspetivas provocadoras sobre o indivíduo e a natureza revolucionaram o nosso conhecimento da liberdade e da realidade, com um impacto que ainda hoje é sentido. Prepararam, assim, o caminho para o despertar intelectual da era moderna, tornando Iena a cidade mais inteligente da História do mundo, a Silicon Valley do pensamento filosófico do século XIX.

Sobre o Autor

Peter Neumann nasceu em Neubrandenburg em 1987. Estudou Filosofia, Ciência Política e Economia em Iena e em Copenhaga. É doutorado em Filosofia e ensina na Universidade de Iena, tendo-se especializado no idealismo alemão. A sua obra poética recebeu diversos prémios e mereceu-lhe bolsas de criação literária. Publicou duas coletâneas de poesia: geheuer (2014) e areale & tage (2018).