segunda-feira, 20 de maio de 2019

“App” inovadora em circuito turístico em Vizela


O Município de Vizela lançou uma aplicação para smartphones, que permite fazer uma visita pela cidade totalmente guiada por Realidade Aumentada, a “App Avicella”. Com esta ferramenta digital, os visitantes marcam encontro, em realidade virtual, com figuras da história e das tradições locais nos pontos de interesse turístico do concelho.

Carregada a aplicação e através de circuitos pedonais ou de automóvel previamente definidos, os utilizadores são guiados pela mascote “Avicella”, palavra que em latim significa pequena ave e que deu o nome à localidade.

Chegando aos pontos emblemáticos de Vizela, nomeadamente o centro histórico, a ponte romana, as termas, a capela de Nossa Senhora da Tocha, Tagilde e São Bento das Peras, os visitantes terão apenas de apontar os seus telemóveis para o local e colocar os auriculares para iniciarem a viagem ao passado. Nos seus ecrãs, serão apresentadas várias situações de Realidade Aumentada protagonizadas por personagens, como o escritor Camilo Castelo Branco, o médico hidrologista Abílio Torres, ou Joaquina Pedrosa da Silva, criadora do doce mais conhecido de Vizela, o bolinhol. Nesta experiência digital única, as personagens a três dimensões interagem com o visitante, que não ficará indiferente aos efeitos visuais e sonoros. 

A “App Avicella”, que pode ser descarregada gratuitamente na App Store e no Google Play, proporciona 16 experiências únicas em duas línguas, português e inglês, com um sistema misto de marcadores e orientação georreferenciada, sendo uma aplicação inovadora de circuito turístico urbano.

“Esta é, sem dúvida, uma solução pioneira para uma oferta turística diferente e que valoriza Vizela, potenciando o enorme património histórico e cultural que o Concelho tem no seu território”, salienta o presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado.