quinta-feira, 30 de maio de 2019

Estreias de cinema de 30 de Maio de 2019


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Rocketman

Um filme biográfico sobre Elton John (nascido Reginald Kenneth Dwight, na cidade de Londres, a 25 de Março de 1947), considerado um dos mais importantes cantores, compositores e pianistas da actualidade. A história acompanha-o desde os tempos em que, ainda criança, encantava professores da Royal Academy of Music, uma das instituições musicais mais respeitadas do Reino Unido, até à consagração como estrela internacional. O espectador segue a sua parceria e amizade de décadas com o também compositor Bernie Taupin, a luta contra a depressão, abuso de drogas e as dificuldades na aceitação da sua própria homossexualidade.
Estreado mundialmente no Festival de Cannes, conta com argumento de Lee Hall e realização de Dexter Fletcher (que esteve por detrás das câmaras em "Bohemian Rhapsody", após o despedimento de Bryan Singer). Taron Egerton encarna a personagem de Elton John – com supervisão do próprio artista. Jamie Bell, Richard Madden e Bryce Dallas Howard assumem as personagens secundárias.



Segredos do Passado

Em tempos uma estrela de futebol americano, Carson Phillips (John Travolta) é agora um detective privado em Los Angeles, Califórnia. Quando regressa à sua cidade natal, no Texas, é contratado pela ex-mulher para ilibar a filha de ambos, que recentemente se tornou suspeita da morte do marido. Esse assassinato, tal como vários outros, parece estar relacionado com uma rede criminosa com ligações a algumas das pessoas mais poderosas da cidade. Determinado a provar a inocência da filha, Phillips tem de, antes de tudo, encontrar os verdadeiros culpados e deslindar as suas motivações.
Com realização de Francesco Cinquemani, Luca Giliberto e George Gallo, um "thriller" com ingredientes de filme negro que, para além de Travolta, conta ainda com o desempenho de Brendan Fraser, Famke Janssen e Morgan Freeman, entre outros. 



Troll e o Reino de Ervod

Trym, príncipe dos trolls, tem apenas três dias para salvar o rei Grom, seu pai, que se transformou em pedra depois de lhe ter sido arrancada a cauda. Para isso, segue viagem com o seu grupo de amigos mais próximos pelo interior da floresta até ao misterioso Reino de Ervod, onde se julga estar a entidade causadora do terrível infortúnio. Contudo, assim que lá entram, percebem que, para salvar o soberano, vão ter de arriscar as suas vidas.
Um filme de animação realizado e escrito por Kevin Munroe ("Tartarugas Ninja: Uma Nova Aventura", "Dylan Dog: Guardião da Noite" e "Ratchet & Clank"). A versão dobrada em português conta com as vozes dos actores Inês Castel-Branco, Paulo Pires, Isaac Carvalho e Madalena Aragão.