quinta-feira, 30 de maio de 2019

À Procura de Sana



A Porto Editora publicou uma nova edição de À Procura de Sana, romance de Richard Zimler que, cruzando realidade e ficção, narra a história de duas amigas, Sana e Helena, uma palestiniana e outra judia, ambas filhas de emigrantes, nascidas no bairro israelita de Haifa.

Após testemunhar o suicídio de Sana, uma bailarina que conheceu na Austrália, o autor decide investigar as razões que levaram a essa decisão, descobrindo de caminho uma história de amizade no meio do caos e da violência da nossa História recente.

Poucos escritores descrevem com tanta elegância personagens que se exprimem por gestos, no silêncio: linguagem das mãos, dos olhos, do movimento. Seduzida, descobri esta história de amizade profunda entre duas mulheres, paradigma do diálogo apaixonado, doloroso, feito de avanços e recuos, entre duas culturas irmãs em guerra.

SINOPSE
Em fevereiro do ano 2000, Richard Zimler desloca-se à Austrália para participar no Encontro de Escritores de Perth. Aí, conhece Sana, uma bailarina brasileira que lhe diz que o seu livro O Último Cabalista de Lisboa influenciou profundamente a sua vida. Um dia depois, o inesperado acontece: a mulher suicida-se, atirando-se da janela do hotel em que ambos estão hospedados.

Zimler torna-se então personagem do seu romance e, simultaneamente, investigador e narrador. As suas buscas levá-lo-ão a Paris, onde conhece Helena, amiga de infância de Sana. Porém, à medida que vai desenrolando o fio da vida de ambas – que começa em Haifa, numa época em que a  convivência pacífica entre uma palestiniana e uma judia era ainda possível –, vê-se envolvido numa teia de ilusões, crueldade e vingança que culminará no 11 de Setembro de 2001.

Pvp: 16,60€