Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Uma Traição Necessária
Em 1938, Joan Stanley (Judi Dench) era uma brilhante estudante de Física da Universidade de Cambridge. Apaixonada por um colega com ligações ao comunismo, acabou por ser recrutada pelo KGB. Depois de décadas a passar segredos de Estado à Rússia, é descoberta pelo MI5 e em 1999 levada para interrogatório. A família e todos os que a conheciam ficaram estupefactos com a descoberta. Ao longo do interrogatório policial, Joan Stanley vai revivendo alguns dos momentos mais marcantes da sua vida, justificando, perante os filhos e as autoridades, os motivos que a levaram a trair o próprio país.
Estreado no Festival de Cinema de Toronto (Canadá), um filme de espionagem realizado por Trevor Nunn ("Noite de Reis"), segundo um argumento de Lindsay Shapero, que tem por base a obra homónima em que a escritora Jennie Rooney conta a história de Melita Stedman Norwood (1912-2005). Para além de Dench no papel principal, o elenco conta também com Stephen Campbell Moore, Sophie Cookson, Tom Hughes, Ben Miles, Nina Sosanya e Tereza Srbova.
Juntos Para Sempre 2
Ao longo de múltiplas encarnações, a alma canina de Bailey cruzou-se com várias pessoas e o seu nome foi-se alterando a cada nova existência. O primeiro dono de que se recorda é Ethan, um rapazinho com quem teve uma ligação muito especial e que teve a sorte de reencontrar anos mais tarde. O tempo passou e Ethan é agora avô de Clarity, uma menina doce que ilumina a vida de todos à sua volta. Quando a mãe dela a leva para longe do resto da família, Ethan faz um pedido ao seu grande amigo de quatro patas: que nas suas próximas vidas encontre uma forma de descobrir a pequena Clarity, de a acompanhar e de a ajudar a crescer feliz.
Tendo por base o "best-seller" "A Dog's Purpose", escrito por W. Bruce Cameron (que também assina o argumento), uma história de devoção e amizade, com realização de Gail Mancuso, que dá continuação à história contada por Lasse Hallström em 2017. Com Josh Gad a dar voz ao animal, o elenco conta também com Marg Helgenberger, Betty Gilpin, Kathryn Prescott, Henry Lau e Dennis Quaid.
John Wick 3 - Implacável
Com a cabeça a prémio por 14 milhões de dólares, o lendário John Wick torna-se alvo de todo o tipo de assassinos a soldo. Com um certo prazer no risco, volta a ser a impiedosa máquina de matar que o mundo dos marginais em tempos conheceu, desencadeando uma batalha sem precedentes com uma única finalidade: a sobrevivência.
Um "thriller" de acção assinado por Chad Stahelski, segundo um argumento de Derek Kolstad, Shay Hatten, Chris Collins e Marc Abrams, que continua a história iniciada em "John Wick" (2014) e continuada em "John Wick 2" (2017), ambos realizados por Stahelski. Neste terceiro tomo, os actores Halle Berry, Laurence Fishburne, Mark Dacascos, Asia Kate Dillon, Lance Reddick, Anjelica Huston e Ian McShane vêm juntar-se a Keanu Reeves, que volta a encarnar o papel do assassino a soldo.