terça-feira, 28 de maio de 2019

Canon Europa promove iniciativa educativa em Matera (Itália)


A Canon Europa, continua a apostar na Educação e desenvolveu uma iniciativa única, de valor inestimável em Matera, Capital Europeia da Cultura 2019, situada no sul de Itália. Ao todo foram 28, os estudantes e professores, selecionados para visitar Matera no final de Abril, e colaborar na produção de uma exposição a ser apresentada durante o mês de Setembro. O programa Residency resultou na produção de imagens únicas deste Património da Humanidade, que serão posteriormente oferecidas ao Arquivo da Cidade, para uso em exposições e promoção do território.

O projeto coordenado por Francis Kohn, Lecturer on Photography and Journalism, former President of Photography at AFP (FR), Cosmo Laera, Professor of Photography at the Academy of Arts of Brera (I) and Artistic Director of the Matera European Photography organization, Richard Shepherd, Marketing Manager ITCG e Paolo Pellegrin, Canon Ambassador and Member of Magnum teve início no passado mês de Fevereiro, e recebeu entre Março e Abril, em Matera, 28 fotógrafos que durante oito dias tiveram a oportunidade de criar individualmente um portefólio com imagens da cidade e do território. Após revisão por parte da organização, cinco fotografias de cada um dos fotógrafos serão apresentadas na Exposição de Verão que decorrerá em meados de Setembro.

Durante a estadia, cada Mentor e Estudante, além de todo o apoio técnico, recebeu por empréstimo um kit Mirrorless da Canon, para testar o sistema e conhecer as mais-valias destes sistemas na produção de fotografias. As atividades locais incluiram visitas guiadas aos principais pontos de interesse da cidade e arredores com o objetivo de captar a essência de todo o território.

Os fotógrafos convidados manterão direitos autorais completos de cada imagem, concedendo uma licença irrevogável não exclusiva à cidade de Matera. O uso inclui a exibição e a apresentação nos sites afiliados da Canon, MEPH e Matera Diffusa.

A participação de Portugal no Programa Residency ficou a cargo de Madalena Traguil, estudante de Audiovisual e Multimédia da Escola Superior de Comunicação Social, e do professor Ruben Neves. Ambos estiveram em Matera, durante o início de Maio, ao longo de oito dias, onde tiveram a oportunidade de testar o novo sistema EOS R da Canon. Poderá aceder ao portefólio da Madalena através do seguinte link: https://www.behance.net/madalenatraguil/

Matera é conhecida por seus bairros de cavernas conhecidos como Sassi, com ruas estreitas, casas e igrejas esculpidas em rocha. A cidade é uma das mais antigas cidades continuamente habitadas do mundo e foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1993.