sexta-feira, 5 de julho de 2019

A Casa da Rússia



John le Carré ganhou prestígio mundial com extraordinários romances como A Casa da Rússia, publicado pela primeira vez há 30 anos.

Em Moscovo, um manuscrito que contém segredos militares muda de mãos. Se conseguir chegar ao seu destino, e se o seu significado for entendido, as consequências poderão ser devastadoras.

Entretanto, ao longo do caminho, tem um impacto explosivo na vida de três pessoas: um físico soviético sobrecarregado de segredos; uma bela jovem russa a quem os papéis são confiados; e  Barley Blair, um editor inglês em declínio, que se vê pressionado pelos Serviços Secretos a expor a fonte do documento.

John le Carré arrasta-nos, uma vez mais, para o seu mundo secreto, e faz dele o nosso. Em Moscovo, Leninegrado, Londres e Lisboa, numa ilha da costa do Maine que pertence à CIA, e no coração do  róprio Barley, le Carré desenvolve não só uma história de espionagem, mas também uma alegoria do amor individual confrontado com atitudes colectivas de beligerância. Uma magnífica história de amor, traição e coragem, que captura a História no acto.

Nas livrarias a 23 de Julho