quinta-feira, 4 de julho de 2019

«Paris Após a Libertação – 1945-1949» chega à 3.ª edição


Considerado uma referência ao nível da história da Segunda Guerra Mundial, Antony Beevor apresenta, em conjunto com a também historiadora Artemis Cooper, uma narrativa cuidada e envolvente sobre as tragédias, recriminações e convulsões sociais que dominaram a fraturada Paris após 1944. 

Numa rigorosa exposição dos factos, Beevor e Cooper dão vida às tensões diplomáticas que a capital francesa presenciou no rescaldo da humilhação causada pela derrocada de França e pela Ocupação nazi. Envolta num ambiente de justiça duvidosa, a Paris de 1944 a 1949 é uma cidade que encerra em si vários e distintos mundos, desde os tribunais e vielas que testemunharam a miséria do povo, aos bordéis e clubes de jazz que viram nascer intelectuais e artistas como Hemingway, Beckett, Camus, Sartre, Beauvoir, Cocteau e Picasso. 

Paris Após a Libertação – 1945-1949 é um relato sem par da batalha que a Cidade da Luz travou para se reabilitar e afirmar como capital cultural da Europa. A 3ª edição da obra chega às livrarias a 5 de julho. 

Sobre os Autores

Antony Beevor é professor universitário, historiador militar e escritor. Estudou na Academia Militar de Sandhurst e pertenceu ao 11.º Regimento Hussardo do Exército Britânico. Em 2014, recebeu o Pritzker Literature Award for Lifetime Achievement in Military Writing, atribuído pelo Museu Militar e Biblioteca Pritzker e, em 2016, a Norton Medlicott Medal for Service to History. Em 2017, foi armado cavaleiro na New Year’s Honour List. 
Artemis Cooper é historiadora, biógrafa e escritora. Formada em Literatura Inglesa pela Universidade de Oxford, Cooper viveu em Londres, Alexandria e no Novo México. Recebeu o galardão de Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres atribuído pelo Governo francês. 
Antony Beevor e Artemis Cooper são casados e têm dois filhos.