segunda-feira, 3 de agosto de 2020

O Fim do Armário, de Bruno Bimbi



Jornalista argentino Bruno Bimbi analisa as vivências e as lutas de lésbicas, gays, bissexuais e trans no século XXI, num livro agora publicado em Portugal pela Sextante Editora  

O que significa ser transgénero ou bissexual nos nossos dias? Que batalhas tiveram de enfrentar, e enfrentam ainda, estas pessoas cuja liberdade individual é tolhida pela ignorância, a incompreensão e a intolerância alheias? O Fim do Armário, o segundo livro do jornalista e investigador argentino Bruno Bimbi — também já publicado com sucesso no Brasil, no Peru, em Espanha e no México —, fala disso mesmo.

Recorrendo a uma linguagem clara e directa, o autor assina aqui uma série de textos analíticos, crónicas e estudos de caso de vários pontos do mundo. Abordando a questão de uma perspectiva simultaneamente individual e colectiva, política e cultural, esta obra procura desconstruir os preconceitos em redor da comunidade LGBT, revelando exemplos da perseguição e da marginalização que esta tem sofrido ao longo dos tempos. Hoje, em alguns países, é certo que há muitas conquistas a assinalar. Porém, há ainda muitos direitos pendentes, defende Bimbi, para quem a luta pelo "fim do armário" deve ser una e não segmentada.

Actualizada pelo autor, a edição portuguesa do livro contém um novo capítulo sobre Jair Bolsonaro, a extrema-direita europeia e o perigo que o fundamentalismo religioso representa em todo o mundo. « O Fim do Armário é um documento de época, um álbum de fotografias, um filme inconcluso. E é também o testemunho mais claro e contundente de que nada mais será como antes», avisa o jornalista e escritor Osvaldo Bazán, no prólogo da obra.



Sinopse
Ninguém é realmente livre se a liberdade não for para todos. O Fim do Armário é uma crónica notável das mudanças experimentadas por lésbicas, gays, bissexuais e trans no século XXI, mas não foi escrito apenas para eles. É um livro para leitores de todas as orientações e identidades de género, que conta uma série de histórias e explica coisas que a maioria dos leitores desconhece. Avanços e retrocessos, mitos e preconceitos, alegrias e tristezas, tudo interessa a Bruno Bimbi, que integra, nesta narrativa corajosa, histórias pessoais e colectivas de todo o mundo. O livro fala de homofobia e transfobia, mas também de racismo e antissemitismo. Desfilam pelas suas páginas o papa Francisco, os pastores evangélicos brasileiros, Jair Bolsonaro, Nicolás Maduro, os clérigos iranianos e a extrema-direita espanhola, mas também Alan Turing, Pedro Zerolo, Laverne Cox, Rosa Parks e as travestis rebeldes de Stonewall.

PVP: 17,70€
O livro estará disponível nas livrarias a 6 de Agosto.