O grupo Gerasopros e a Orquestra Jovem Municipal Geração de Lisboa vão estrear-se no Museu dos Coches com dois concertos únicos, e gratuitos, no próximo dia 5 e 12 de dezembro, respetivamente. Depois de pisar palcos como o CCB, o Teatro Municipal São Luiz, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Casa da Música, a possibilidade de atuar num dos museus mais icónicos de Portugal provém da iniciativa “Artes no Património”, da Direção-Geral do Património Cultural, através da sua Provedoria do Serviço Cultural e Educativo.
“Ficamos muito contentes por conseguirmos dar esta oportunidade aos nossos alunos, graças à Direção-Geral do Património Cultural. Apresentar o trabalho que temos vindo a realizar, ao longo de 14 anos, em espaços de valor histórico e patrimonial, como o Museu Nacional dos Coches, é um motivo de orgulho e de contribuição de auto-estima para estes jovens”, afirma o Diretor da Orquestra Geração, António Wagner Diniz.
O concerto do grupo Gerasopros, com a direção artística de Bruno Santos, realiza-se no Auditório, às 16h, e conta com a participação de 35 alunos e com o apoio de professores da Orquestra Geração. Podemos contar com um repertório alusivo ao Natal, como a “Presépio de Lata”, mas também se espera música de filmes, a temas portugueses.
Já o concerto da Orquestra Jovem Municipal Geração de Lisboa, com a direção artística de Jorge Camacho, realiza-se no dia 12 de dezembro, às 11h, no Picadeiro Real, e conta com a participação de 65 alunos do município de Lisboa dos vários núcleos da Orquestra Geração. Espera-se a participação da solista Margarida Ferreira para interpretar temas como “Lisboa Menina e Moça” e “Esta Lisboa que eu Amo”
O projeto “Artes no Património” tem por objetivo reforçar a relação já existente e incentivar e alargar a colaboração entre as Escolas de Ensino Artístico e os Museus, Monumentos e Palácios (MMP), através de concertos, espetáculos, exposições e conferências, sempre de entrada livre.