quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Novo Smart fortwo cabrio


Começou a contagem decrescente para a apresentação do novo fortwo cabrio, uma versão particularmente icónica do novo modelo. O modelo de dois lugares descapotável terá a sua apresentação mundial em Setembro no Salão Internacional de Frankfurt. O novo smart cabrio estará disponível para encomenda a partir de meados de Novembro, com a chegada dos primeiros modelos aos concessionários em Fevereiro de 2016. 
Três veículos em um: com o simples pressionar de um botão, o novo smart cabrio de dois lugares pode ser transformado num veículo fechado, num veículo com tecto deslizante ou num veículo cabriolet com a capota de lona totalmente aberta. Isto permite adaptar a experiência de condução ao ar livre de acordo com as condições climatéricas ou com a disposição do condutor. Esta flexibilidade oferecida pela capota de lona "tritop" e pelas barras do tejadilho amovíveis é uma característica especial – e não apenas neste segmento. Ao mesmo tempo, o novo smart cabrio é o único verdadeiro cabriolet no seu segmento.
O novo smart cabrio (comprimento/largura/altura: 2.69/1.66/1.55 m) é claramente reconhecido como um membro da nova geração smart. O terceiro modelo também ostenta a filosofia de design da smart "design funcional inteligente", definida por dois polos - o coração e a mente. O idioma de design é claro, purista e bastante progressivo. Este inclui a silhueta típica, as linhas, formas e superfícies claras, e a bem conhecida célula de segurança tridion. Com a grelha em estrutura alveolar e os faróis em forma de losango, a dianteira do smart é inconfundível. O pilar B é mais estreito do que a versão de teto rígido e o visual da célula de segurança tridion é mais progressivo, conferindo ao smart fortwo cabrio um visual ainda mais desportivo e mais centrado na dianteira.
Os clientes poderão escolher entre três cores diferentes para a capota de lona "tritop": azul denim (cor semelhante às calças de ganga), vermelho ou preto. O revestimento do teto será sempre de cor cinza. As barras do tejadilho amovíveis que podem ser armazenadas num compartimento na tampa da bagageira, têm a cor da célula tridion.


Capota de lona: abertura em doze segundos
Quando o sol é posto a descoberto pelas nuvens, os condutores do smart fortwo cabrio podem reagir rapidamente: a capota de lona pode ser totalmente aberta de forma automática em doze segundos – mesmo quando o veículo é conduzido à velocidade máxima. Com o comando transmissor da chave de 3 botões, a capota de lona também pode ser aberta a partir do exterior do veículo por controlo remoto.
As barras do tejadilho podem ser armazenadas no interior da tampa da bagageira. Este compartimento de arrumação na tampa da bagageira também oferece um espaço adicional de arrumação para pequenos objectos, como por exemplo o colete refletor, o kit de primeiros socorros ou o triângulo de sinalização.
Com uma área de 1.8 m2, a capota de lona "tritop" tem um tamanho superior em cerca de 4% relativamente ao modelo antecessor. O revestimento exterior é de poliacrílico particularmente resistente à luz, enquanto o revestimento interior é constituído por uma mistura de poliéster/algodão. Entre os revestimentos interior e exterior existe uma camada de borracha. A capota de lona tem uma espessura total de 20 mm. O óculo traseiro é construído em vidro e possui resistência de aquecimento.
Segurança: espaço de protecção dos ocupantes aprovado em teste de impacto no tejadilho
O novo smart fortwo cabrio é o smart cabrio mais rígido de sempre. A resistência à torsão foi melhorada em 15% comparativamente ao modelo antecessor. A mistura de materiais compreende uma elevada proporção de aços de resistência ultra elevada moldados a quente e aço de máxima resistência. 
Além de cumprir os requisitos dos testes de colisão obrigatórios, o novo smart fortwo cabrio – com um conceito de segurança que inclui a célula de segurança tridion típica da marca para uma eficiente absorção de energia de deformação – também passou com sucesso os testes de colisão adicionais da Mercedes-Benz cujos requisitos são sempre mais exigentes. Estes incluem o teste de "impacto no tejadilho". Aqui, uma massa de um dado peso é aplicada a um determinado ângulo na estrutura do tejadilho a partir de uma altura de 50 centímetros e o veículo sofre o impacto num dos pilares A. 
Os sistemas de assistência avançados que anteriormente só estavam disponíveis em veículos de segmentos superiores, ajudam a evitar acidentes. Estes incluem o ESP® da última geração com a Assistência nos Ventos Cruzados e o sistema de assistência ao arranque em subida (de série), aviso de colisão dianteira (opcional) e Assistente de Faixa de Rodagem (opcional).

Versões: dois motores, duas caixas de velocidades, três linhas de equipamento
O novo cabrio têm à disposição inicialmente dois motores tecnologicamente avançados de três cilindros, com potências de 52 kW/71 CV e 66 kW/90 CV. Ambos os motores podem ser combinados com a caixa de cinco velocidades manual ou com a caixa de velocidades totalmente automática de dupla embraiagem twinamic. O smart fortwo cabrio tem a agilidade típica da marca – com um diâmetro de viragem de 6.95 m e 7.30 m (entre paredes), as manobras são extremamente fáceis.


Teste de resistência: testes extensivos em laboratório e em estrada
O programa de testes dos veículos cabriolet da divisão de Veículos Ligeiros de Passageiros da Mercedes-Benz é extenso e idêntico para todos os modelos: O novo smart fortwo cabrio foi sujeito aos mesmos testes rigorosos do Classe S Cabriolet da Mercedes-Benz. Por exemplo, num teste de resistência, a abertura e fecho da capota de lona foi simulada para toda a vida útil do veículo. Tal como o teste deste componente, que compreende 20,000 ciclos, a capota de lona e o seu mecanismo também foram sujeitos a testes na câmara de climatização. Pois é necessário assegurar um funcionamento perfeito a temperaturas entre -15 e +80 graus celsius. Adicionalmente, um "teste extremo" é realizado a 40 graus celsius com um tejadilho completamente coberto de gelo: neste caso a protecção de sobrecarga protege o motor do mecanismo da capota de lona.
O teste de lavagem do veículo permite assegurar que não ocorre infiltração de água no interior do habitáculo do smart cabrio. Em 500 ciclos de lavagem, os requisitos correspondem aos do coupé. Adicionalmente a este teste na fase de desenvolvimento, todos os smart cabrio são também testados quanto à estanquidade: no final da produção na fábrica de Hambach, todos os veículos são sujeitos à aspersão de uma quantidade definida de água durante sete minutos.
Os engenheiros de desenvolvimento testaram o interior para assegurar a inexistência de correntes de ar no túnel de vento da Mercedes-Benz, com o auxílio do manequim de teste. O manequim está equipado com um total de 16 sensores de velocidade no pescoço e nos braços, o que permite a medição da velocidade do vento no interior do habitáculo.

Smart cabrio: um veículo de culto durante os seus 15 anos de existência
No Salão de Frankfurt em 1999, a smart surpreendeu o mundo com vários estudos de um novo modelo. Foi apresentada uma versão cabrio com base no smart city-coupé. Este modelo abriu uma nova dimensão para a comunidade dos micro veículos de "tejadilho fechado", através da abertura do tejadilho. O smart cabrio oferece uma pura alegria de viver. Desde a Primavera de 2000, o cabriolet de produção mais pequeno do mundo saiu da linha de produção para as estradas Europeias. Desde a primeira renovação do modelo em 2006, a capota de lona é operada por um sistema totalmente automático. Na terceira geração desde 2010, as novas cores da capota de lona em vermelho e azul expandiram a gama de cores disponíveis.
Mas este não é o único modelo na história da smart a oferecer uma experiência de condução ao ar livre. Uma versão especial do veículo que foi lançada no mercado em 2002, ofereceu uma verdadeira sensação de céu aberto: o smart crossblade. Este era um modelo sem portas, tejadilho ou para-brisas. Durante a condução, os seus condutores podiam experimentar uma sensação de completo arejamento, com o vento na face, para uma experiência de condução única. Apenas estava equipado com um deflector de vento, estreito e escurecido, que se estende transversalmente na frente do cockpit para reduzir o vento na zona da cabeça. Um ano mais tarde, a smart decidiu introduzir no mercado uma série limitada do veículo.