sexta-feira, 21 de junho de 2019

A história do Homo sapiens na Europa


No dia do funeral da sua mãe, a jornalista sueca Karin Bojs decidiu empreender uma busca: encontrar as próprias raízes e descobrir mais sobre si mesma e a sua história genética. Encontrou bem mais do que isso: descobriu que somos todos família. O percurso e o resultado desta entusiasmante e rigorosa busca pelo código genético da evolução humana é relatado no livro A Grande Família Europeia, que a Bertrand Editora acaba de fazer chegar às livrarias. 

Traduzido por Ana Dinis, A Grande Família Europeia, de Karin Bojs, é um livro para mentes curiosas e amantes de antropologia. Escrito num tom claro, envolvente, intimista e acessível, conta-nos com grande rigor e solidez científica a história do Homo sapiens até aos dias de hoje. A Grande Família Europeia narra a história da Europa e dos europeus a partir do seu legado genético, da primeira onda de migração que povoou o continente até aos dias de hoje. Seguindo as pistas deixadas pelo seu ADN e viajando por locais de interesse arqueológico por toda a Europa, Karin Bojs traça o nosso passado comum da atualidade até à Pré-História. 

«Viajei por dez países, li cerca de 200 estudos científicos e entrevistei mais de 70 cientistas na minha pesquisa», escreve a autora, que conversou com geneticistas, historiadores e arqueólogos eminentes, acabando por descobrir a história escondida nos nossos genes, que revela a história partilhada dos povos europeus e de toda a Humanidade.

Sobre a Autora

Karin Bojs é repórter de ciência, foi editora-chefe de ciência do Dagens Nyheter, o maior jornal diário da Suécia, durante quase duas décadas e é uma escritora multipremiada. Recebeu um doutoramento honoris causa da Universidade de Estocolmo.