quarta-feira, 19 de junho de 2019

Estreias de cinema de 20 de Junho de 2019


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



As Vigaristas

A elegante e sofisticada Josephine Chesterfield é uma vigarista especializada em burlar milionários. Certo dia cruza-se com Penny Rust, uma australiana desajeitada que, apesar do seu inegável talento para o embuste, tem ainda grandes lacunas no que se refere à verdadeira arte da dissimulação. Fascinada com os métodos de Josephine, Penny pede-lhe que se torne sua mentora e a ajude a melhorar a sua técnica. É assim que as duas seguem viagem até à Riviera Francesa, onde tencionam ludibriar Thomas Westerburg, um bilionário da informática. Mas o que elas não sabem é que ele também esconde alguns segredos.
Com realização de Chris Addison, na sua estreia em cinema, uma comédia que conta com a participação de Anne Hathaway, Rebel Wilson e Alex Sharp, entre outros. É um "remake" de "Ladrões e Cavalheiros", o filme de Frank Oz de 1989, que por sua vez já era um "remake" de "Os Sedutores", realizado em 1964 por Ralph Levy. 



O Corvo Branco

Rudolf Nureyev foi um dos mais importantes bailarinos do século XX, destacando-se por ter transformado o papel da figura masculina na dança, até então limitada ao suporte das bailarinas. Nascido na União Soviética, a 17 de Março de 1938, Nureyev viria a evadir-se para o Ocidente em 1961, onde veio a alcançar uma carreira fulgurante. Dançou em alguns dos mais importantes palcos do mundo, que dividiu com grandes bailarinas, como Margot Fonteyn, Eva Evdokimova ou Veronica Tennant. Já em 1983, foi convidado para director da prestigiada escola Ballet da Ópera de Paris. Faleceu a 6 de Janeiro de 1993, em França, vítima de Sida. Tinha 54 anos.
Terceira longa-metragem realizada por Ralph Fiennes (depois de “Coriolano” e “The Invisible Woman”), um drama que segue um argumento de David Hare, e que tem por base a obra biográfica "Rudolf Nureyev: The Life", escrita por Julie Kavanagh. Com Oleg Ivenko e Fiennes nos papéis principais, o filme conta também com as actuações de Adèle Exarchopoulos, Raphaël Personnaz e Sergei Polunin.



Pavarotti

Luciano Pavarotti nasceu a 12 de Outubro de 1935, em Modena (Itália). Depois de uma infância tranquila e de, já na vida adulta, enveredar pela carreira de professor, Pavarotti acabou por optar definitivamente pelo canto em 1961. Nessa altura, a sua estreia como Rodolfo na ópera 
"A Boémia" de Puccini, trouxe-lhe reconhecimento imediato e abriu-lhe as portas para uma carreira de tenor. Dotado de uma voz excepcional, o italiano soube impor-se nos palcos mais prestigiados com a sua imponente figura e sorriso cativante. Capaz de interpretar quaisquer estilos musicais, não vacilou em formar duetos com vários artistas, entre os quais Andrea Bocelli, Frank Sinatra, Anastacia, Zucchero, Eros Ramazzotti, James Brown, Ricky Martin, Simon Le Bon, Laura Pausini, Dolores O'Riordan, Elton John, Spice Girls, Bryan Adams, Queen, Mariah Carey, Céline Dion, Jon Bon Jovi, The Corrs, U2, Roberto Carlos, Mercedes Sosa, Lisa Mineli ou Montserrat Caballé. Possuidor de uma das maiores fortunas do mundo e de uma extensa discografia, empreendeu, em Maio de 2004, uma digressão mundial de despedida, interrompida em Julho de 2006, devido a problemas de saúde que viriam a ditar o seu destino. Pavarotti acabou por morrer no dia 6 de Setembro de 2007, com 71 anos, devido a um cancro no pâncreas.
Com realização de Ron Howard (“Apollo 13”, “Uma Mente Brilhante”, “Cinderella Man”, “O Código Da Vinci”, “Frost/Nixon”, “Anjos e Demónios”, “Rush - Duelo de Rivais”, “Inferno”, “Han Solo: Uma História de Star Wars”) este é um documentário biográfico sobre Pavarotti, o homem conhecido por “ter trazido a ópera ao povo”.