quarta-feira, 19 de junho de 2019

Cinema lituano à descoberta no Porto/Post/Doc 2019


O Porto/Post/Doc tem regresso marcado de 23 de Novembro a 1 de dezembro de 2019. O festival apresenta uma retrospetiva do realizador lituano Audrius Stonys, numa edição dedicada à reflexão sobre as identidades.

O festival apresentará, assim, uma retrospetiva do realizador lituano, Audrius Stonys, autor premiado de obras documentais de carácter híbrido ou ensaístico, como "Earth of the Blind" (1992) ou "Uku Kai" (2006), dois dos setes filmes que serão exibidos. O realizador marcará presença no festival para apresentar as sessões da retrospetiva, realizada em parceria com o Lithuanian Film Center. Além disso, o festival programou ainda uma carta branca de Stonys a partir da obra do seu compatriota, Jonas Mekas, falecido recentemente.

O foco e a carta branca integram o vasto programa do festival, que, este ano, será dedicado a uma reflexão em torno das identidades, da vertente antropológica, que nos permite pensar o eu na sua relação com o outro e a sociedade, até ao questionamento sobre a forma como a lei determina quem tem o poder de constituir uma identidade. O que «significa» ser uma mulher, um negro, um bissexual, ou qual a pertinência de um pensamento identitário, serão algumas das questões a ver e a debater com realizadores, programadores e teóricos no já habitual Fórum do Real.

Para 2019, o festival apresenta uma outra novidade: a reformulação do prémio da Competição Cinema Novo, para filmes realizados por estudantes portugueses ou a estudar em Portugal, e que agora consagra um valor de 500€ ao vencedor, atribuído pelo Canal180, e ainda 500€ em serviços atribuídos pela Smiling. As inscrições para esta competição são gratuitas e continuam abertas até ao dia 15 de Setembro.

O Porto/Post/Doc programa ainda uma carta branca às realizadoras Alice Eça Guimarães e Mónica Santos e junta-se, assim, à iniciativa comemorativa dos 20 anos da Agência da Curta Metragem, uma mostra de cinema português pensada por cineastas convidados, intitulada "Carta Branca aos Realizadores Portugueses".

Em 2019, o Teatro Municipal do Porto - Rivoli e o Cinema Passos Manuel voltam a acolher o Porto/Post/Doc, festival de cinema do real, que decorrerá entre 23 de Novembro e 1 de Dezembro, no Porto.

A edição de 2019 do Porto/Post/Doc conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) - Ministério da Cultura, CVRVV - Vinho Verde e de vários outros parceiros imprescindíveis à realização do festival.