terça-feira, 25 de junho de 2019

Passar dos Limites - A História Secreta da Austrália no Mar de Timor


Kim McGrath expõe a falta de escrúpulos de sucessivos governos australianos, que nada fizeram para travar a devastadora ocupação de Timor-Leste pela Indonésia, com vista a saquear o petróleo e gás do Mar de Timor. Nos três anos que se seguiram à invasão de Timor-Leste pela Indonésia, cerca de 200 mil timorenses morreram (quase um terço da população). Em Passar dos Limites - A História Secreta da Austrália no Mar de Timor, Kim McGrath demonstra como os sucessivos governos australianos nada fizeram para travar este massacre pois acreditavam que, se a Indonésia assumisse a administração do Timor Português, concordaria em fechar o Timor Gap com uma linha reta, colocando todos os recursos de petróleo e gás do Mar de Timor do lado da Austrália.

Kim McGrath foi assessora de Steve Bracks, político australiano que, desde 2007, foi conselheiro pro-bono de Xanana Gusmão em Timor-Leste. Foi aí que despertou o seu interesse pela investigação das verdadeiras intenções australianas nas negociações das fronteiras marítimas com Timor-Leste, expostas neste livro. 
Após perceber que dificilmente encontraria respostas em documentos oficiais ou registos dos meios de comunicação social - que, segundo defende, alinharam nos factos alternativos divulgados pelo governo australiano - Kim McGrath "mergulhou" em milhares de ficheiros ocultos como resumos, relatórios, pareceres do Conselho de Ministros, correspondência e minutas de reuniões que mostravam que muitos dos políticos e diplomatas em Jacarta, Lisboa e Camberra estavam ativamente envolvidos na agenda australiana do petróleo no Mar de Timor. 

Desde a década de 60, as autoridades australianas tiveram acesso a dados sísmicos e outros dados das empresas petrolíferas que indicavam a existência de reservas significativas de petróleo e gás entre a Austrália e o Timor Português, tendo, inclusive, emitido unilateralmente licenças de exploração. A partir dessa época, a Austrália conspirou para negar a Timor-Leste milhares de milhões de dólares da sua riqueza em petróleo e gás. 

Este é um livro polémico que expõe a diplomacia australiana e os seus sucessivos governos, várias multinacionais petrolíferas e o envolvimento (ou a falta dele) de Portugal nestas negociações. 

Passar dos Limites - A História Secreta da Austrália no Mar de Timor chega às livrarias no dia 26 de junho, data em que é lançado em Lisboa, na Sala Europa do Altis Grand Hotel, às 18:30. A apresentação conta com a presença de Xanana Gusmão.