quarta-feira, 26 de junho de 2019

Poder, Prazer e Lucro de David Wootton


Poder, Prazer e Lucro é o título do mais recente livro do autor inglês David Wootton, que já se encontra nas livrarias portuguesas desde sexta-feira.

«O título do meu livro é Poder, Prazer e Lucro, por essa ordem, porque o poder foi conceptualizado primeiro, no século XVI, por Nicolau Maquiavel e os seus seguidores; no século XVII, Hobbes reviu radicalmente os conceitos de prazer e felicidade; e o modo como o lucro funciona na economia foi bem teorizado pela primeira vez, no século XVIII, por Adam Smith.» 

Nesta obra, David Wootton, considerado um dos historiadores atuais de pensamento mais original e independente, apresenta-nos as raízes do iluminismo e o mundo contemporâneo sob uma luz inteiramente nova. O autor guia-nos por quatro séculos de pensamento ocidental – de Nicolau Maquiavel a James Madison – para nos mostrar como as novas ideias sobre política, ética e economia preencheram o fosso aberto pelos conflitos religiosos e pela Revolução Científica.

Sobre o Autor

David Wootton, nascido em Winchester em 1952, é professor catedrático e Anniversary Professor de História da Universidade de York (Reino Unido). Entre as suas obras anteriores encontram-se Paolo Scarpi (1983), Bad Medicine (2006), Galileo (2010) e A Invenção da Ciência: Nova História da Revolução Científica, publicado pela Temas e Debates em 2017.