quarta-feira, 12 de junho de 2019

Prémios Literários da Estoril Sol têm prazos prorrogados até 15 de Junho


Foi prorrogado, até ao próximo dia 15 de Junho, o prazo de recepção das obras originais para a 12ª edição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís e dos romances publicados para a 22ª edição do Prémio Literário Fernando Namora. 

A Estoril Sol decidiu, assim, alargar o prazo de recepção das candidaturas no intuito de corresponder às solicitações de várias editoras e, também, autores, interessados em participar nos concursos que prestam homenagem aos dois grandes escritores. O júri, comum a ambos os Prémios, será presidido por Guilherme D`Oliveira Martins. 

Instituído, desde 2008, o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, no valor de 10 mil euros, volta a ser uma oportunidade para todos os escritores portugueses que queiram submeter a concurso um romance inédito, desde que não tenham “qualquer obra publicada no género”. Recorde-se que, desde 2016, o Prémio Revelação aboliu do seu Regulamento o limite dos 35 anos de idade para os concorrentes, cláusula que o Júri considerou estar a condicionar o aparecimento de novos valores. 

O romance vencedor do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, em 2018, foi “Um Passo para Sul”, de Judite Canha Fernandes. Nos termos do Regulamento, a obra vencedora será publicado pela Editora Gradiva, conforme o protocolo existente com a Estoril Sol.

Com um expressivo êxito registado nas suas anteriores edições, o Prémio Literário Revelação tem como objectivo primordial encontrar novos talentos e dinamizar as Letras portuguesas.

Lançado em 1988 pela Estoril Sol, o Prémio Literário Fernando Namora, no valor de 15 mil euros, ocupa um espaço único no panorama nacional. Com periodicidade anual, este prestigiado prémio é reservado a romances editados no ano anterior. Carlos Vale Ferraz, com o seu romance “A Última Viúva de África”, foi o vencedor no ano passado.

Recorde-se que o Prémio Literário Fernando Namora, teve um Júri presidido, durante vários anos, por Agustina Bessa-Luís, que dá agora o seu nome ao Prémio Literário Revelação, também instituído pela Estoril Sol.