sexta-feira, 21 de junho de 2019

O Livro do Porquê


Em O Livro do Porquê, Judea Pearl, cientista da computação e estatístico galardoado com o Turing Award, e o matemático Dana Mackenzie mostramnos até que ponto o entendimento da causalidade revolucionou a ciência e irá revolucionar a inteligência artificial. 

Causa e efeito são um dos elementos mais debatidos e mais difíceis de provar na ciência e na medicina. Este livro faz-nos pensar realmente sobre a causa e o efeito na medida em que eles se aplicam a questões do nosso tempo como: porque é que os cigarros fizeram parte da nossa vida durante anos e anos e nunca se demonstrou inequivocamente que causavam cancro ou doenças cardíacas? 

Daniel Kahneman, vencedor do Prémio Nobel da Economia e autor do livro Pensar, Depressa e Devagar, também publicado pela Temas e Debates, questiona: «Alguma vez se interrogou acerca dos quebra-cabeças da correlação e da causalidade? Este livro maravilhoso apresenta respostas reveladoras e é uma leitura divertida.» 

Um livro sobre a nova ciência da causa e do efeito, que nos faz pensar realmente sobre o assunto e na forma como se aplica a questões do nosso tempo.

Sobre os Autores

Judea Pearl é professor de Ciência Computacional na UCLA. Autor de três livros académicos de grande influência, obteve o Alan Turing Award, muitas vezes considerado o equivalente do Prémio Nobel para as ciências da computação. É membro da US National Academy of Sciences e foi uma das primeiras dez personalidades a ingressar na Hall of Fame da publicação IEEE Intelligent Systems. Recebeu diversos prémios e doutoramentos honoris causa, incluindo o Prémio Rumelhart (Cognitive Science Society), a Medalha Benjamin Franklin (Franklin Institute) e o Prémio Lakatos (London School of Economics). É fundador e presidente da Fundação Daniel Pearl. 

Dana Mackenzie é doutorado em Matemática e autor de livros sobre ciência, tendo colaborado em revistas como Science, New Scientist, Scientific American, Smithsonian, Nautilus e Discover. O seu livro The Big Splat, or How Our Moon Came to Be foi nomeado Escolha do Editor da Booklist e foi selecionado como Livro Áudio do Ano 2010 pela Audible.com. Em 2012 foi-lhe atribuído o Prémio Prémio Comunicação (Joint Policy Board for Mathematics) e recebeu em 2015 o Prémio Chauvenet da Mathematical Association of America.