sexta-feira, 14 de junho de 2019

Terras do Demo de Aquilino Ribeiro reeditado



Terras bárbaras e agrestes.Velhos fidalgos, ciganos, almocreves, estalajadeiros, alcoviteiras, padres mulherengos e moças enganadas. A emigração e o sonho por um futuro melhor. Um universo onde a natureza e, muitas vezes, o diabo ditam as suas leis. Estes são alguns dos elementos que podemos encontrar em Terras do Demo, de Aquilino Ribeiro. Esta obra emblemática de um dos maiores
nomes da literatura portuguesa do século XX foi publicada há 100 anos e é agora reeditada pela  Bertrand Editora.

Trata-se de um romance que nos transporta ao coração da geografia sentimental de Aquilino Ribeiro, ou não fossem as Terras do Demo o lugar onde nasceu, por onde andou durante uma grande parte da sua juventude, e ao qual reiteradamente regressou.

Com prefácio de Ana Isabel Queiroz e ilustrações de Abel Manta, esta reedição tem uma capa que remete para a do livro original.

Os municípios de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva, a Fundação Aquilino Ribeiro e a Bertrand Editora são protagonistas de diversas comemorações, de âmbito nacional, à volta dos 100 anos do Terras do Demo. 
Também a Junta de Freguesia de Alvalade, no âmbito da Capital da Leitura 2019, decidiu homenagear neste ano, em parceria com várias entidades da área cultural, Aquilino Ribeiro. O escritor residiu neste território e criou com ele uma grande ligação emocional.

Sinopse:
Este romance transporta-nos ao coração da geografia sentimental de Aquilino Ribeiro, ou não fosse este o lugar onde nasceu, por onde andou durante uma grande parte da sua juventude e ao qual reiteradamente regressou. O seu profundo conhecimento do espaço e das suas gentes apetrecham-no abundantemente para esta digressão por terras «bárbaras e agrestes» que se foram mantendo «à margem da civilização». Um romance que nos convida à descoberta de um Portugal que, apesar da República em Lisboa, ressuscitava velhos fidalgos e onde a emigração permitia sonhar futuros melhores. Ciganos, almocreves, estalajadeiros, alcoviteiras, padres mulherengos e moças enganadas são algumas das personagens que aqui se cruzam connosco neste universo onde a natureza e, muitas vezes, o diabo ditam as suas leis.