quarta-feira, 26 de junho de 2019

Património Natural do Mundo



«Somos a primeira geração a compreender as alterações climáticas e a última que pode fazer alguma coisa a esse respeito», António Guterres, Secretário-Geral da ONU, citando Petteri Taalas, da Organização Mundial de Meteorologia. Na cerimónia de abertura da Cimeira do Clima 2018 afirmou «Este é o desafio sobre o qual os líderes desta geração serão julgados.” O desafio são as alterações climáticas. “Para muitas populações, [as alterações climáticas] já são uma questão de vida ou de morte”.
2019 é o ano em que alunos do mundo inteiro marcaram o dia 15 de Março com um apelo à defesa do planeta Terra, juntando milhares nas ruas, que se manifestaram numa acção conjunta e em simultâneo, a nível internacional.
«Património Natural do Mundo» é uma colecção que celebra das riquezas naturais do nosso planeta, selvagens e sensíveis, em constante desafio às alterações climáticas. Com uma cuidadosa selecção de imagens de fotógrafos especializados, apresentamos-lhe uma selecção dos mais belos parques nacionais, regiões protegidas e reservas da biosfera. Cada país revela os seus melhores segredos, quando nos afastamos das zonas urbanas e chegamos ao interior tranquilo e por vezes inóspito, ou ao aprazível e por vezes selvagem litoral. Observar e ler cada página é embarcar numa odisseia que nos deixa sem fôlego e nos faz descobrir os locais mais selvagens e exóticos, bem como os ecossistemas com a maior biodiversidade, a nível mundial.