quarta-feira, 19 de junho de 2019

A ascensão do "chavismo" e a longa e catastrófica queda da Venezuela


Jornalista brasileiro Leonardo Coutinho revela como o lado negro da revolução bolivariana provocou a longa crise política e humanitária deste país da América Latina.  

Chega hoje às livrarias, pela mão da Ideias de Ler, Hugo Chávez, o colapso da Venezuela, resultado de uma grande investigação do jornalista brasileiro Leonardo Coutinho. 
Em 1999, os resultados das eleições presidenciais da Venezuela abalaram as estruturas cristalizadas do poder político. Hugo Chávez é eleito Presidente da Venezuela e inaugura uma nova época para este país: o tempo da revolução bolivariana. Vinte anos depois, este sonho de uma completa mudança de sistema político desmorona-se em direto, em chamas e com os gritos de milhares de venezuelanos desesperados por anos de crise. 

O que levou um país rico, com as maiores reservas de petróleo do mundo (à frente de países como o Kuwait ou os Emirados Árabes Unidos), ao colapso financeiro e a uma terrível crise humanitária, com milhares de deslocados para os países vizinhos? 
O autor, jornalista da revista brasileira Veja, revela como as ações de Chávez –o apoio económico a partidos políticos na Europa, o financiamento de organizações terroristas ou o fomento da violência e da insegurança em países da América Central – encaminharam a Venezuela para o drama atual. 

Extensivamente documentado em milhares de fontes e mais de uma centena de entrevistas, Leonardo Coutinho escreve sobre as ramificações menos visíveis do regime chavista (e da sua continuação, com Nicolás Maduro), como a ligação ao narcotráfico e também à política brasileira, e como o espectro desta personalidade política se continua a manifestar até aos dias de hoje, mesmo depois da entrada em cena de Juan Guaidó e da sua tentativa de reclamar o poder. 

Um livro essencial para conhecer o submundo da política venezuelana e como a tentativa de uma revolução para o povo foi subvertida para a promoção de uma nova ordem mundial, violenta e corrupta. 

Sobre o Livro 
Como o presidente venezuelano alimentou o tráfico de droga, financiou o terrorismo e continua a assombrar o país e o mundo. 
O que levou um país rico, dono das maiores reservas de petróleo do planeta, ao colapso financeiro e institucional? 
A crise na Venezuela é apenas a face mais evidente de uma rede de organizações políticas e criminosas criadas ou alimentadas por Hugo Chávez como parte do seu sonho de desenhar uma nova ordem mundial. 
Neste livro, o jornalista Leonardo Coutinho revela – com base em milhares de páginas de documentos, muitos deles secretos, e mais de uma centena de entrevistas em dez países – como as ações de Hugo Chávez deixaram marcas em todo o mundo, desde a explosão da violência na América Central e no México até ao financiamento de organizações terroristas como o Estado Islâmico. Chávez quis mudar o mundo e conseguiu: deixou-o muito pior do que quando o encontrou.

Sobre o Autor
É um jornalista brasileiro com mais vinte anos de experiência. Publicou diversas reportagens sobre tráfico de drogas, extremistas islâmicos no Brasil e uma série de investigações com repercussão internacional sobre organizações criminosas e as ligações políticas com os países da região. Entre elas estão a revelação da reincidência do cancro de Chávez, a prisão dos sobrinhos de Nicolás Maduro por tráfico de cocaína e a conspiração entre a Venezuela, o Irão e a Argentina para contrabandear segredos nucleares. O seu trabalho provocou debates no Congresso dos Estados Unidos e em quase todos os países da América do Sul.