terça-feira, 25 de junho de 2019

O Pioneiro estreia estreia a 14 de Julho na HBO Portugal



Já está disponível o trailer da série original não ficcional sobre Jesús Gil. Criada pelos responsáveis de Muerte en León, com quatro episódios de uma hora e o testemunho do ex-jogador de futebol português, Paulo Futre, entre outros, O Pioneiro, estreia a 14 de Julho, em exclusivo, na HBO  Portugal.

A vida de Jesús Gil é uma das histórias mais surpreendentes e extraordinárias das últimas décadas na Europa. Uma personagem única, rompeu com o modelo no universo da política, do futebol e da construção civil em Espanha. Controverso, excêntrico e profundamente irreverente, Jesús Gil sabia como se relacionar com as pessoas e era adorado pelos meios espanhóis. No entanto, desafiou constantemente a lei e foi perseguido durante anos pela justiça, que acabou por intervir judicialmente no Atlético de Madrid, o clube de futebol em que foi Presidente durante 16 anos, e na destituição de Jesús Gil de Presidente da Câmara de Marbella. O Pioneiro irá contar uma história com elementos que hoje são conhecidos em todo o mundo e vai questionar o porquê de convertemos determinadas personalidades em mitos.

O realizador de O Pioneiro, Enric Bach, também é produtor e argumentista. Começou a colaborar com a produtora JWP, sediada em Barcelona, em 2015, após sete anos como editor-chefe do programa de notícias semanal nacional, Salvados. Em 2011, realizou o seu primeiro documentário, Dimache à Brazzaville, distinguido com 11 prémios internacionais. Foi co-produtor e co-argumentista da série não ficcional, Muerte en León.

Justin Webster é um realizador de documentários premiado internacionalmente, conhecido pelo seu sólido estilo narrativo e títulos como I’ll Be Murdered (Melhor Realizador, FICCI 2014), FC Barcelona Confidencial (Prix Europa 2014), Gabo: The Creation of Gabriel García Márquez (nomeado para os International Emmy® Awards 2016), Win! (Seleção oficial, Tribeca 2016) e The End of ETA (estreou no Festival Internacional de Cinema de San Sebastian em 2016).