terça-feira, 21 de abril de 2020

Crónica Saúde - Joana Franco



Com as notícias mais recentes sobre o novo Coronavírus, SARS-CoV-2, e o impacto que está a ter no dia-a-dia de todos nós, crescem também os sentimentos de medo e incerteza. Planos de contingência, recomendações por parte das instituições e governos, bem como números que não param de aumentar – tudo isto contribui para um stress acrescido e pode ter consequências na saúde mental.

É normal que se sinta com medo, ansioso/a, triste, confuso/a, assustado/a ou irritado/a durante uma pandemia. Felizmente, há coisas que podemos fazer em relação à nossa saúde mental que nos podem ajudar a lidar com todas estas emoções. Estratégias para gerir o stress durante uma crise mundiais Partilhamos algumas recomendações, baseadas naquelas que foram emitidas pelas principais entidades de saúde a nível nacional e mundial: Direcção Geral de Saúde, Organização Mundial de Saúde e o Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças.

Vamos agora apresentar-vos algumas estratégias que podem adoptar para lidar com o stress nesta situação de pandemia mundial.

1.Evitar as plataformas sensacionalistas e procurar fontes de informação fidedigna:
Evite os meios de comunicação que apenas dão ênfase ao que não podemos controlar, (números crescentes de mortes e de pessoas infectadas com o vírus) e que o fazem de forma sensacionalista, pouco responsável e por vezes com base em informação errada. Em vez disso, procure fontes oficiais de informação, que se baseiam no conhecimento científico actual, como os websites da Direcção Geral de Saúde, da Organização Mundial de Saúde e do Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças.
Além disto, é importante que limite o seu tempo dedicado a procurar notícias sobre este tema. A partir de certo ponto, pode estar a contribuir apenas para gerar mais ansiedade e deixar de o informar de forma útil e pro-activa.

2.Falar e procurar ajuda junto de amigos e familiares:
Falar com amigos, familiares e pessoas próximas em quem confia pode ajudar a reduzir os níveis de stress. Partilhe as suas preocupações e, se for necessário, procure ajuda junto de um profissional de saúde através da linha Saúde 24 (808 24 24 24).

3.Definir um plano de acção:
Há algumas coisas que não podemos controlar, mas há muitas que estão ao nosso alcance e são nessas que nos devemos focar. Como por exemplo:
•Lavar as mãos frequentemente, com água corrente e sabão, durante 20 segundos e com uma técnica correta;
•Evitar frequentar sítios e eventos com muita gente;
•Não cumprimentar as pessoas conhecidas com um aperto de mão ou beijinhos;
•Tossir/espirrar para a dobra do cotovelo ou para um pano - não para a mão;
•Evitar tocar com as mãos na cara;
•Trabalhar a partir de casa, se possível;
•Sair de casa apenas quando estritamente necessário.
Implemente estas regras em casa e no seu local de trabalho, informando e dando o exemplo aos que o rodeiam.

4.Não usar tabaco, álcool ou outras drogas para lidar com as suas emoções:
Enquanto enfrentamos uma situação de crise, é importante reconhecer as nossas emoções e saber como pedir ajuda. Pelo contrário, tentar “mascarar” estas emoções com substâncias como o álcool ou outras drogas, apesar de aparentemente causar algum alívio no momento, na verdade pode agravar o problema a curto ou médio prazo.

5.Reconhecer as suas capacidades para lidar com o stress:
Esta não é a primeira situação de stress que enfrentamos, quer a nível populacional ou individual. Por isso, recorde-se que estratégias utilizou noutras alturas de stress e que foram eficazes e ponha-as em prática. Entre elas, estão: manter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar exercício físico, meditação e exercícios de relaxamento, manter rotinas de sono ou fazer outra actividade que lhe dá prazer (como ler um livro ou ouvir música).

O que fazer em situação de quarentena? Quando se deve permanecer em casa?
Algumas das medidas sugeridas aplicam-se também às pessoas a quem foi recomendado um período de isolamento. Entre elas: manter um estilo de vida saudável no que toca à alimentação, exercício físico e sono. Manter o contacto com amigos e familiares próximos, por mensagens, e-mail, telefone ou video-chamadas e limitar o tempo que destina aos meios de comunicação: passar o dia a ver notícias sobre o novo vírus na televisão não acrescenta informação e, pelo contrário, contribui para aumentar o medo e a ansiedade. Por fim, não ignore os seus sentimentos. Se necessário procure ajuda profissional.

Num momento único como o que estamos a viver é importante perceber que quaisquer emoções perturbadoras que surjam neste contexto irão desaparecer. A boa notícia neste tipo de crises é que não duram para sempre e aparecem tão subitamente como desaparecem. Ainda assim, lidar com o medo e a ansiedade relacionadas à medida que se aprende mais sobre este surto e perceber como se deve proteger pode ser difícil e confuso. Felizmente, podemos ser pro-activos nesta missão e procurar o bem-estar psicológico, mantendo a calma e transmitindo-a aos que nos rodeiam. Sempre a procurar ajuda profissional caso seja necessário.

Cuide da sua saúde. Sempre e ainda mais agora!!
Até para a semana.

Apresentação Joana Franco

Chamo-me Joana Franco, tenho 32 anos, e sou natural de Geraldes, aldeia pertencente ao Concelho de Peniche.
Enfermeira de Profissão, terminei o Curso de Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil, em Lisboa, no ano de 2010.
Nos anos mais recentes abracei desafios noutros países, nomeadamente Dubai onde fiz parte um projecto na área de Turismo, e em Inglaterra, onde trabalhei como Enfermeira em “Nursing Homes”, a cuidar de Pessoas com Demência.
Em Portugal, demonstrei o meu trabalho como Enfermeira no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Hospital Júlio de Matos e, actualmente, trabalho na Clínica Psiquiátrica de Lisboa, em Telheiras.
Sou uma pessoa que aceita novas aventuras e, como tal, aceitei o convite de escrever para o Blog ‘Cultura e não Só’, em que apresento novos pontos de vista e dicas para tornar melhor a saúde do leitor.