quarta-feira, 22 de abril de 2020

RTP e C.M.Lisboa apoaim casas de fado



As Casas de Fado interromperam a sua actividade abruptamente no contexto de pandemia que atravessamos. Neste sector trabalham centenas de artistas que, ao longo dos anos, construíram e constroem, ainda hoje, a história do Fado. Falamos de artistas que trabalham diariamente nestes recintos e que se encontram numa situação desprotegida.

Falamos de espaços emblemáticos da cidade de Lisboa, na sua maioria de casas históricas, em funcionamento há largas décadas, espaços vivos de aprendizagem, transmissão e fruição cultural do Fado e da Guitarra Portuguesa.

Para um fadista tudo começa na casa de fados. É ali que recebe os ensinamentos dos mais antigos. É ali que aprende a conhecer os reportórios poéticos, as melodias e o legado dos grandes pilares da tradição fadista. É aqui que cresce, enquanto artista, para passar a integrar, em nome próprio, uma herança colectiva que conta com uma história aproximada de dois séculos e que se assume, ainda hoje, em pleno século XXI, como um património vivo e universal.

O apoio imediato da CML às casas de fado, e seus artistas, ascende a 200 mil euros. Valor esse que se junta aos 1,25 milhões de euros, já anunciados, para apoiar os agentes culturais e para garantir a subsistência de trabalhadores independentes e entidades culturais e criativa. As candidaturas a esses apoios são abertas no dia 20 de Abril.


Fique em Casa... de Fados
Documentário em coprodução com a RTP

Em parceria com a RTP, a Câmara Municipal de Lisboa encontra-se a trabalhar num documentário alusivo às Casas de Fado, gravado em 10 casas de fado emblemáticas da cidade de Lisboa.

Os episódios individuais serão transmitidos online nas redes sociais da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC |Museu do Fado e o documentário será transmitido pela RTP. O financiamento é da responsabilidade da autarquia.

Casas de Fado abrangidas:
A Parreirinha De Alfama
A Severa
Adega Machado
Café Luso
Casa De Linhares
Clube De Fado
Maria Da Mouraria
Mesa De Frades
O Faia
Senhor Vinho